Na noite desta quarta-feira (25), o CTG Galpão Amigo foi oficialmente reconhecido como Ponto de Cultura da cidade de Não-Me-Toque. O credenciamento, concedido pela Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul com a chancela do Comitê Gestor da Política Estadual de Cultura Viva, marca um importante passo para a valorização e o fomento das culturas locais.
Clezio Goettems, Patrão do CTG Galpão Amigo, celebrou a conquista: “A nós foi uma honra esse edital que abriu a nível Estadual. A Teodora caprichou no edital para fazer a inscrição e graças a Deus fomos contemplados. Esse ponto de cultura engrandece o nosso CTG e favorece as entidades e etnias do município, valorizando nossa cultura”.
Teodora Soulljee Lutkemayer, responsável pela inscrição, destacou a relevância da legislação sobre a Cultura Viva no Brasil, que visa estimular as culturas locais e comunitárias. Ela explicou que o CTG Galpão Amigo já havia sido beneficiado em 2018 e 2019 com o projeto “Entrever o Cultural nas Praças e Comunidades”. No ano passado, o edital para credenciamento de pontos culturais foi aberto, e a entidade conseguiu reunir uma vasta documentação que comprovou suas atividades culturais ao longo de seus 50 anos de existência.
“O ponto cultural não garante recursos financeiros imediatamente, mas eleva o prestígio e a possibilidade de participação em futuros editais que podem trazer recursos”, explicou Teodora. “Nossa certificação é válida por três anos, e depois precisaremos novamente concorrer para revalidá-la.”
Além da oficialização do ponto cultural, a noite será marcada pelo lançamento de dois vídeos financiados pela Lei Paulo Gustavo, que visa apoiar a criação de conteúdos audiovisuais. Um dos vídeos narra a história do cinquentenário do CTG, e o outro é um projeto da Associação Michelangelo .
Outro destaque será a apresentação do novo site do CTG Galpão Amigo, resultado de um trabalho de muitas mãos. “O site será um registro digital da nossa história, com fotos e materiais históricos, permitindo que as pessoas encontrem lembranças das invernadas de suas épocas”, detalhou Teodora.
O evento também evidenciou como plataforma para explanar sobre as próximas ações e colaborações entre as entidades culturais do município. A certificação como Ponto de Cultura é um reconhecimento importante que abre portas para novas oportunidades de valorização e preservação da cultura local.