Início » Alistamento Militar é prorrogado até 30 de agosto

Alistamento Militar é prorrogado até 30 de agosto

Não-Me-Toque teve dois alistamentos no caso prorrogado

por Jéssica Gomes
105 visualizações

Os jovens nascidos em 2006, do sexo masculino, que completam 18 anos em 2024, devem se alistar para o serviço militar obrigatório no Brasil. No Rio Grande do Sul, o alistamento teve uma alteração de data devido às enchentes ocorridas em maio. Originalmente previsto para encerrar em 30 de junho, o prazo final foi prorrogado para 30 de agosto.

Magnólia Malmann, responsável pela Junta de Serviço Militar de Não-Me-Toque, esclareceu que dois jovens realizaram o alistamento após a prorrogação do prazo. “Na nossa região não foi tão afetada. Mas acredito que em outras regiões isso vá acontecer. No nosso município, aconteceram dois alistamentos após 30 de junho. Precisamos cumprir o prazo até dia 30 de agosto. A nossa média anual é entre 105 a 110 jovens, mas este ano tivemos um pouco menos, com 94 jovens alistados até o momento. É uma questão de diminuição anual, pois as famílias também têm menos integrantes,” comentou Magnólia.

Ela reforçou o alerta para aqueles jovens que ainda não realizaram o alistamento, destacando que, para fazer o procedimento, o jovem tem direito a um dia livre no trabalho. “Para os que ficaram atrasados, ainda podem procurar a Junta de Serviço Militar até 30 de agosto. É preferível que venham pessoalmente, trazendo RG, CPF, comprovante de residência. Nosso atendimento na prefeitura é das 8:15 às 11:30 e das 13:30 às 17:00. É um direito do jovem se ausentar do trabalho para fazer o alistamento, pois é obrigatório.”

A primeira inspeção de saúde para esses jovens está definida para setembro. “Pedimos que os jovens que tiverem problemas de saúde tragam comprovantes, exames, laudos e receitas para apresentar ao médico durante a inspeção. Alguns já serão dispensados nesse primeiro momento, mas outros serão considerados aptos e passarão por uma segunda inspeção entre janeiro e fevereiro,” explicou Magnólia.

Magnólia ainda mencionou que os jovens podem permanecer no Exército por até oito anos. “Após esse período, devem prestar concurso para permanecer. Todo ano surgem vagas para soldados temporários que desejam continuar. Há também o concurso da ESA para quem deseja seguir carreira, que é mais concorrido e envolve prova e treinamento em Minas Gerais.”

O período de alistamento é um momento crucial para os jovens que desejam conhecer mais sobre a carreira militar e considerar suas opções futuras.

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade