Início » Governo federal prepara anúncio de medidas para quem perdeu eletrodomésticos no Rio Grande do Sul

Governo federal prepara anúncio de medidas para quem perdeu eletrodomésticos no Rio Grande do Sul

por Daiane Giesen
161 visualizações

Nos próximos dias, espera-se que o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anuncie a alocação de recursos para famílias carentes que foram afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. O Ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Goés, adiantou que esse anúncio deve ocorrer nesta terça-feira (14) ou quarta-feira (15).

Essa nova série de medidas a ser anunciada visa principalmente à reconstrução de residências. Entre as propostas estão a implementação de um novo auxílio emergencial, semelhante ao que foi concedido durante a pandemia de coronavírus, uma nova linha de crédito para a compra de eletrodomésticos e materiais de construção em estabelecimentos credenciados, além da antecipação de benefícios sociais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Ao discutir sobre essas novas medidas, o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, mencionou que algumas propostas já foram apresentadas e que a equipe econômica preparou diferentes cenários para serem apresentados ao Presidente Lula.

De acordo com o Ministro, Lula tomará a decisão sobre o momento do anúncio, o qual poderá ocorrer já amanhã. “Deveremos levar as propostas para o Presidente ainda hoje e amadurecer até amanhã para, eventualmente, anunciar ainda esta semana um suporte direto às famílias, complementando aqueles já anunciados pelo Ministério da Previdência e do Trabalho”, afirmou a jornalistas nesta segunda-feira (13) em frente ao Ministério da Fazenda.

A questão dos “eletrodomésticos da linha branca”, que incluem itens essenciais para as atividades diárias de uma casa, como fogão, geladeira, máquina de lavar e micro-ondas, é um tema de grande importância para o Presidente Lula.

Durante o anúncio de medidas emergenciais no valor de R$ 52 bilhões para a população gaúcha na semana passada, o líder petista enfatizou que os eletrodomésticos são considerados um “patrimônio” para os mais pobres. “Muitas vezes as pessoas subestimam o valor de uma televisão, achando que não é tão significativa. No entanto, para aqueles menos privilegiados, ela é um bem valioso”, destacou. “E quanto à geladeira, nem é preciso comentar. E para as mulheres que enfrentam verdadeiras dificuldades, uma máquina de lavar roupa é algo essencial”, concluiu.

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade