O município de Iraí, no norte do RS, é mais um dos afetados pela chuva persistente no Estado. Na tarde deste sábado (7), a cheia do Rio Uruguai se agravou e a água começou a atingir a parte mais baixa da cidade, nas proximidades do Balneário Osvaldo Cruz.
A Defesa Civil estadual deu início ao trabalho de remoção das primeiras famílias como medida de precaução, para evitar que os moradores sejam surpreendidos e não consigam sair a tempo. Às 17h deste sábado (7), medições no Rio Uruguai marcaram 9,86 metros de profundidade, o que é considerado cota de inundação.
A prefeitura de Iraí auxilia realizando o transporte de móveis e outros pertences para locais em regiões mais altas. Um abrigo foi disponibilizado para os moradores, mas até o momento todos se deslocaram para casas de familiares.
O cenário de elevação do Rio Uruguai foi previsto pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em decorrência das chuvas na divisa entre os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Fonte: Vinícius Chequim/Cidade Regional