O Complexo Esportivo da Ulbra Sport, no Campus Canoas, sedia a partir deste domingo (10/11) a 6ª edição dos Jogos Pan-Americanos de Surdos. O evento internacional vai até o dia 17 de novembro e reúne cerca de mil surdoatletas de 18 países, com 12 modalidades em disputa.
A Universidade Luterana do Brasil é a sede principal e vai receber partidas de futebol, futsal, vôlei, basquete 3×3, badminton, tênis de mesa, xadrez e lutas de karatê e taekwondo. Há outras sedes em Porto Alegre para o atletismo, tênis e a natação. A abertura oficial ocorre às 16h deste domingo, na Ulbra, e logo depois tem o futsal, às 19h. A partir de segunda-feira (11), as modalidades se revezam em jogos entre 8h e 22h. Não tem cobrança de ingresso.
Os atletas começaram a chegar na quinta-feira (7/11) e aproveitaram para treinar e conhecer a estrutura da Ulbra, como as quadras, o estádio, restaurantes e até o laguinho. Neste sábado, estavam programados dois jogos de futebol, mas as seleções de Jamaica e Colômbia não vieram ao Brasil e foram derrotadas por WO.
Esta é a segunda edição no país. A última competição, realizada em 2012, ocorreu na cidade de Praia Grande (SP). Para o presidente do Comitê Organizador (OC) do Pan-Americano, Alexandre Dale Couto, o evento é muito importante para o surdodesporto:
“Há uma grande disposição da Ulbra em sediar o evento, que é uma oportunidade importante para realizar eliminatórias em modalidades coletivas como futebol, vôlei e futsal.”
Quem também comemora é o presidente da Organização Pan-americana Desportiva de Surdos (Panamdes), Pedro Bonnassiolle:
“Estou profundamente orgulhoso dos atletas que se prepararam para participar do nosso evento pan-americano, que não é realizado há 12 anos. Desejo-lhes que, com esforço e dedicação, alcancem todas as suas metas e se preparem para os próximos desafios.”
A Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) e a Panamdes contam com o apoio da Federação Desportiva de Surdos do Rio Grande do Sul (FDSRS), do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, da Prefeitura de Canoas, da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), do ICOM-Libras, do Comando Militar do Sul e da Brigada Militar.
A primeira edição dos Jogos Pan-americanos de Surdos ocorreu no ano de 1975, em Caracas, na Venezuela. Desde então, os Jogos já foram realizados em Cuba (1999), na Argentina (2003) e na Venezuela (2007).
Confira as modalidades:
Atletismo (M | F)
Badminton (M | F)
Basquete 3-3 (M)
Futsal (M | F)
Futebol (M)
Karatê (M)
Natação (M | F)
Taekwondo (M | F)
Tênis (M)
Tênis de mesa (M | F)
Vôlei (M | F)
Xadrez (M | F)
Confira os países participantes:
Argentina
Bolívia
Brasil
Canadá
Chile
Costa Rica
Colômbia
Cuba
Equador
Estados Unidos
Jamaica
México
Paraguai
Peru
Uruguai
República Dominicana
Trinidad & Tobago
Venezuela
ASCOM Ulbra