Por baixo de cada solo, existe uma narrativa de gerações anteriores que passaram pelo mesmo local. A partir desse conceito, uma pesquisa encontrou artefatos e sepultamentos em um sítio arqueológico localizado em Roca Sales, no Vale do Taquari, que revelam a história de antigas civilizações indígenas na Bacia Hidrográfica Taquari-Antas.
As evidências foram encontradas após as enchentes de setembro de 2023 e maio de 2024. O Laboratório de Arqueologia do Museu de Ciências da Universidade do Vale do Taquari (Univates) liderou as escavações, onde vestígios de uma aldeia indígena Guarani foram descobertos.
— Essas duas últimas enchentes tiveram um volume de água bastante intenso nos rios, mas também com uma força, uma velocidade muito intensa, o que fez com que as águas lavassem o sedimento, levassem uma parte do solo — explica uma das lideranças da pesquisa, a arqueóloga e professora Neli Galarce Machado.
— O que nós levaríamos muito tempo para descobrir, a água fez esse serviço para nós — diz Neli.
Os achados indicam uma ocupação na região muito anterior à chegada dos europeus ao Vale do Taquari no século 18. Os objetos datam do século 15, aproximadamente 600 anos atrás. A pesquisa revelou uma aldeia com um formato semicircular e uma praça centro.
Fonte: GZH