Início » IBGE lança nova área de inovação focada em enchentes no Rio Grande do Sul

IBGE lança nova área de inovação focada em enchentes no Rio Grande do Sul

por Daiane Giesen
75 visualizações

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou nesta sexta-feira uma nova área no Singed Lab, laboratório de inovação do órgão, voltada a informações sobre as enchentes no Rio Grande do Sul. A nova área fornecerá dados sobre a população e áreas municipais afetadas, bem como domicílios e empreendimentos danificados pela tormenta ocorrida em maio. A apresentação virtual, seguida de uma coletiva de imprensa, contou com a participação do presidente do IBGE, Márcio Pochmann, e outros diretores do instituto.

Os dados disponibilizados ao público incluem mapas e coordenadas geográficas e foram compilados a partir de diversas fontes, como observações do Censo 2022, além de outros órgãos governamentais, Exército e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). As informações indicam que 876.564 pessoas em 300 municípios do estado foram diretamente afetadas pela cheia. Canoas, na região metropolitana, lidera com 160.677 atingidos, seguido por Porto Alegre, com 152.258. Considerando a população gaúcha de 10.882.965, 8,05% da população estadual morava nos locais afetados.

Eldorado do Sul tem o maior percentual de população afetada, com 81,2%, seguido por Muçum, no Vale do Taquari, com 74,5%. Em Porto Alegre, 11,4% da população foi afetada, percentual similar ao de Alvorada, com 11,3%. A capital lidera em domicílios particulares em áreas afetadas, com 85.123, seguida de Canoas, com 69.196. Muçum lidera no percentual de domicílios particulares em áreas afetadas, com 72,7%, seguido por Eldorado do Sul, com 71,4%.

O presidente do IBGE, Márcio Pochmann, destacou o trabalho do IBGE em auxiliar as prefeituras e demais entes governamentais, iniciativa privada, universidades e a população nas tomadas de decisão após as enchentes. “Para além do que estamos fazendo, com base no orçamento de que dispomos, este esforço só foi permitido pela qualidade e competência dos nossos técnicos. Reafirmamos nosso compromisso de retratar a realidade e disponibilizar as informações para que possamos transformar a realidade, especialmente dos gaúchos submetidos a esta tragédia climática”, afirmou.

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade