Início » Governo federal quer força-tarefa na elaboração de projetos para bombear água de cidades inundadas no RS

Governo federal quer força-tarefa na elaboração de projetos para bombear água de cidades inundadas no RS

por Daiane Giesen
180 visualizações

Ministros do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, que estão no Rio Grande do Sul, realizaram uma transmissão nesta quinta-feira (16) para atualizar as ações em andamento no estado.

O ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, informou que o presidente Lula recomendou continuar atuando intensamente “na emergência” e também retomar “todos os estudos para que nunca mais no futuro a sociedade gaúcha” enfrente situações semelhantes.

Durante a reunião desta manhã, foram tomadas duas decisões importantes: a formação de uma força-tarefa para que os prefeitos elaborem um plano de trabalho para o bombeamento de águas.

Os ministros explicaram que algumas cidades enfrentam um problema persistente de acúmulo de água, mesmo quando o nível dos rios diminui, tornando necessário um sistema de bombeamento.

Em Porto Alegre, por exemplo, os diques que deveriam proteger a cidade falharam durante as enchentes, resultando em inundações, conforme destacou o ministro de Apoio à Reconstrução-RS, Paulo Pimenta.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou a contratação de três estudos de prevenção: um sobre a contenção das águas na serra, outro sobre a drenagem rápida de lagos e rios, e o último sobre as obras necessárias para reconstruir os diques existentes.

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade