O cartório de Não-Me-Toque pertencente a 117ª Zona Eleitoral, realizou a certificação e autenticação das novas urnas eletrônicas. A apresentação reuniu o juiz da comarca Tomás Silveira Martins Hartmann, promotor Leandro Tatsch Bonatto e o presidente da OAB Subseção de Não-Me-Toque, Jonas Daniel Ercego.
O chefe do cartório eleitoral, Daniel Jonathan Silva de Lima, realizou as explicações sobre as novas urnas com a presença da imprensa da região.
“Fizemos um procedimento simples de certificação e autenticação em todas as urnas, a partir de agora são modelos 2022”, salienta.
Para que possam ser utilizadas no processo eleitoral deste ano é preciso passar pela certificação para provar de que a urna é da Justiça Eleitoral e a assinatura, que é o procedimento de autenticação. As urnas novas serão para todos os municípios da 117ª Zona Eleitoral: Colorado, Lagoa dos Três Cantos, Não-Me-Toque, Tio Hugo e Victor Graeff.
Segundo Daniel, uma das maiores vantagens com o novo modelo é a “velocidade na leitura biométrica”. Isso poderá dar maior celeridade evitando filas ou demora no dia de votação. Com relação aos locais que o eleitor irá votar, não estão totalmente definidos em alguns municípios. Os cinco reúnem juntos 21 locais, 71 urnas e seções.
As eleições municipais no Brasil em 2024 ocorrerão em 6 de outubro, com segundo turno marcado para 27 de outubro. Os eleitores escolherão os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos 5.568 municípios do país. O segundo turno poderá ocorrer em municípios com mais de 200 mil eleitores.