O Carnaval de 2024 deve movimentar R$ 9 bilhões acima da média de faturamento do turismo brasileiro — que representa um aumento de 10% ante 2023, quando chegou a R$ 8,2 bilhões — segundo levantamento da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) publicados nesta segunda-feira (29).
Em alta pelo quarto ano seguido, o faturamento de um dos eventos mais esperado não só pelo Brasil, mas também pelos turistas do mundo, deve superar pela primeira vez o nível pré-pandemia.
Em 2020, um ano antes da iminência da Covid-19, a festa de rua que movimenta bares, transportes e serviços de hotelaria arrecadou por volta de R$ 8,6 bilhões. Só no estado de São Paulo o impacto foi de R$ 3 bilhões.
Durante os dois anos em que foi decretado a pandemia pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e, portanto, a paralisação de diversas atividades comerciais, estimou-se que cerca de R$ 3 bilhões do setor de serviços foram perdidos.
“Agora, a perspectiva é de melhoria. O turismo brasileiro vem crescendo a passos largos nos últimos anos, impulsionando todas as datas relevantes para o setor, incluindo o Carnaval”, afirma a CNC.
O Estado de São Paulo tende a concentrar a maior fatia da movimentação financeira do período, com R$ 16,3 bilhões, devido à renda, quantidade de população e dinâmica econômica robusta já presente no território.
“Quanto maior a soma do fluxo turístico com a população residente do próprio estado e a renda média padrão dessas localidades, mais altas as projeções de faturamento por estado”, explica o estudo.
O Rio de Janeiro vem na sequência, projetando-se um faturamento de R$ 5,3 bilhões no estado. A lista segue com Minas Gerais, com um avanço das atividades turísticas de 20,2% — maior crescimento estimado do Brasil no período — alcançando R$ 5,2 bilhões.
Os Estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina também acompanharão uma dinâmica de expansão, crescendo mais que a média nacional.
Isso é uma consequência do aquecimento do turismo brasileiro, uma vez que esses lugares não são tradição dos turistas na data. Segundo a CNC, os destinos ganham notoriedade por propósitos que não são as grandes festas, além da profissionalização da atividade nos últimos anos e o crescimento da demanda.
ESTRANGEIROS NO CARNAVAL BRASILEIRO
Os gastos dos turistas estrangeiros no Brasil no Carnaval deste ano também devem superar os níveis pré-pandêmicos e atingir US$ 971 milhões, um crescimento de 19,3% ante 2023, quando foi de US$ 814 milhões.
Mas, os brasileiros também se destacam no exterior nesse mês de fevereiro, projetando-se gastos de US$ 1,3 milhão. Em 2023, esse número ainda não era maior do que em 2020 — com US$ 1,1 milhão — mas foi se recuperando ao longo dos três anos.
Fonte: O Sul