O governo brasileiro voltará a exigir visto para turistas procedentes do Canadá, da Austrália e dos Estados Unidos a partir de 10 de janeiro. O prazo inicial para a cobrança do documento era 1º de outubro de 2023, mas foi prorrogado pelo Ministério do Turismo após acordo com o Japão.
Isso porque o país, que também fazia parte da lista, estabeleceu a isenção recíproca de visto para viajantes de até 90 dias. Com isso, houve a necessidade de reajustar o processo licitatório para a contratação das empresas responsáveis por oferecer o serviço de visto eletrônico para viajantes australianos, canadenses e norte-americanos.
Segundo o Ministério do Turismo, a exigência do visto leva será publicada em breve, levando em consideração a data de chegada do turista ao Brasil. Assim, os viajantes dos países em questão que desembarcarem em território nacional até a próxima 3ª feira (9.jan) não precisarão apresentar o documento.
“É importante ressaltar que o governo brasileiro renova o interesse de negociar, com as três nações, acordos de isenção de vistos baseados nos princípios da reciprocidade e da igualdade entre os Estados”, reforçou a pasta.