O início oficial da colheita da Soja no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (25/3), na cidade de Tupanciretã, foi marcado pela expectativa de uma safra recorde, com um aumento de 71% em relação ao ano anterior.
De acordo com dados da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a área plantada abrange cerca de 6,6 milhões de hectares em 426 municípios do Estado, com uma previsão de colheita de 22,2 milhões de toneladas de soja.
Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Rio Grande do Sul deve ocupar o segundo lugar em produtividade, ficando atrás apenas do Mato Grosso.
Márcio Madalena, secretário adjunto da pasta da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, destacou a importância da irrigação e mencionou o programa estadual que irá subsidiar projetos de irrigação dos produtores rurais, com subsídios de até R$ 100 mil.
Ele ressaltou a necessidade de foco na reservação de água e na irrigação como questões permanentes, visando evitar os prejuízos causados pela estiagem no futuro.