Integrantes do movimento SOS Agro RS devem ter reuniões em Brasília nesta terça-feira à tarde para conversar com representantes do governo Lula sobre a falta de soluções para a agropecuária gaúcha. O SOS Agro RS espera discutir o probelam do endividamento agrícola dos produtores gaúchos e as dificuldades de implantação da safra 2024/2025 com os ministros Carlos Fávaro (Agricultura), Fernando Haddad (Fazenda) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário).
A reunião foi convocada pelos senadores Luís Carlos Heinze (PP-RS) e Tereza Cristina (PP-MS), juntamente com deputados da bancada gaúcha. Conforme Graziele de Camargo, do SOS Agro, as reuniões são “para que se resolvam todos os entraves burocráticos e para que se cumpram as promessas feitas, insuficientes até o momento para solucionar o problema de todos os produtores gaúchos que ainda aguardam medidas factíveis e concretas para continuar na atividade e para fazer a safra 24/25.
Na semana passada, cerca de R$ 420 milhões disponibilizados em linha de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) acabaram em menos de 10 minutos, segundo apurou o produtor rural Lucas Scheffer, um dos líderes do movimento SOS Agro RS. Com a nova frustração, o grupo se reuniu com o senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) e encaminhou um requerimento a ser votado no Senado convocando ministros a darem explicações à Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado.
“Após a publicação de 13 normas, os obstáculos permanecem, especialmente em um momento em que os produtores já deveriam estar preparando a nova safra, mas se encontram sem crédito e, portanto, incapazes de retomarem suas atividades”, afirmam os senadores Heinze e e Tereza Cristina (PP-MS) em requerimento a ser votado no Senado convocando ministros a darem explicações à Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado.
Fonte: Correio do Povo