Início » Levantamento busca soluções para efeitos das mudanças climáticas no agronegócio gaúcho

Levantamento busca soluções para efeitos das mudanças climáticas no agronegócio gaúcho

por Daiane Giesen
224 visualizações

A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) anunciou a realização de um levantamento de tecnologias voltadas para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas no agronegócio do Rio Grande do Sul. O objetivo é cadastrar soluções desenvolvidas por empresas, startups, universidades e outras instituições até o dia 2 de agosto, por meio de um formulário disponível online.

As soluções cadastradas serão publicadas no portal da Sict e algumas serão selecionadas para apresentação na Expointer 2024, evento que ocorrerá de 24 de agosto a 1º de setembro. Segundo Simone Stülp, titular da Sict, a iniciativa visa auxiliar estrategicamente os produtores rurais e o setor agropecuário a enfrentarem os desafios climáticos e se prepararem para o futuro.

A ação conta com o apoio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e da Secretaria de Desenvolvimento Rural, que contribuíram na identificação dos desafios climáticos impactando o agronegócio. Também participam da iniciativa a Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação e a Rede de Inovação do Agronegócio do RS, responsáveis por sugerir o formato de apresentação na Expointer e ajudar na divulgação.

Os desafios a serem abordados pelas soluções incluem recuperação de solo, sistemas produtivos resilientes, tecnologia digital para escoamento de insumos e produtos, inteligência de dados para soluções agroclimáticas, futuro da agricultura no RS, e rastreabilidade de alimentos como ferramenta de procedência de origem e qualidade.

As soluções selecionadas para a Expointer serão apresentadas em workshops com especialistas e produtores, promovendo debates sobre os temas.

Após a curadoria realizada pela Sict e seus parceiros, as soluções cadastradas serão organizadas em um catálogo específico para o agronegócio. Esse catálogo conterá informações detalhadas sobre o nível de maturidade das tecnologias (technology readiness level, TRL), benefícios e formas de acesso.

Everaldo Daronco, diretor de Ambientes de Inovação da Sict, enfatiza a importância de apresentar os dados de maneira padronizada e organizada, facilitando sua utilização pela cadeia do agro e órgãos governamentais. O Catálogo de Soluções para o Desastre Climático no RS, disponível no Observatório da Inovação, também será consultado para identificar inovações aplicáveis ao setor agropecuário.

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade