A solidariedade vem ganhando destaque em meio a tantas más notícias que envolvem o Rio Grande do Sul nas últimas semanas. Buscando uma forma de contribuir, um grupo de Victor Graeff reuniu-se na quarta-feira, 08, e produziu bolachas para serem destinadas às comunidades vítimas das enchentes. Um simples ato, um grande retorno: o bem.
A iniciativa que envolveu Associação das Cuqueiras, Emater e Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), contou com a presença de cerca de 20 voluntários. Michele Godoi, Secretária de Saúde do município, pontua sobre a importância da união de diversas entidades durante esse momento. “Nós adoramos a ideia e começamos a planejar no mesmo dia. E aí a gente tinha um pouquinho de pressa, porque nós não tínhamos ainda uma data específica para poder levar, mas também não queríamos esperar muito tempo, porque a gente sabe que a necessidade é imediata. É fundamental a gente poder auxiliar as comunidades que estão precisando, né?”, comenta.
A secretária afirma que quem doa, também recebe. “Independente da forma, seja por doação, seja através de alimentos ou até em mão de obra, né? E ir lá e ajudar. Então, é muito importante, acho que não só para as pessoas necessitadas, mas também para quem ajuda, né? A gente sente um sentimento de gratidão em poder ajudar, de estar bem para poder ajudar essas pessoas. Então, é importante tanto para quem recebe esse carinho, quanto para quem dá”, salienta.
Mesmo tendo declarado estado de emergência, Victor Graeff não fora um dos municípios mais impactados pelas mudanças climáticas. “A gente teve estragos em praticamente todas as estradas do município, as estradas do interior do município. Tivemos uma casa alagada. Fizemos uma busca ativa até de casas atingidas. Mas, perto do que está acontecendo em outras regiões, no vale, na serra, a gente pode dizer que a gente foi atingido muito pouco”, finaliza a secretária sobre a situação da cidade.