Aumentou para 116 o número de mortes provocadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, de acordo com balanço divulgado no início da tarde desta sexta-feira (10) pela Defesa Civil Estadual.
Pelo menos 143 pessoas estão desaparecidas e 756 ficaram feridas. Mais de 406,7 mil encontram-se desalojadas ou desabrigadas.
No total, 437 municípios do Estado registraram danos em razão dos temporais dos últimos dias. Conforme o boletim da Defesa Civil, mais de 1,91 milhão de pessoas foram afetadas pelas cheias que assolam o RS.
Alertas
Para aumentar o nível de prevenção, as pessoas podem se cadastrar para receberem os alertas meteorológicos da Defesa Civil estadual. Para isso, é necessário enviar o CEP da localidade por SMS para o número 40199. Em seguida, uma confirmação é enviada, tornando o número disponível para receber as informações sempre que elas forem divulgadas.
Também é possível se cadastrar via aplicativo Whatsapp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se registrar pelo telefone (61) 2034-4611. Em seguida, é preciso interagir com o robô de atendimento enviando um simples “Oi”. Após a primeira interação, o usuário pode compartilhar sua localização atual ou qualquer outra do seu interesse para, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pela Defesa Civil estadual.