A comitiva do governo do Rio Grande do Sul, em missão oficial liderada pelo governador Eduardo Leite à Europa, visitou, nesta quinta-feira (18/4), a matriz da Stihl, em Waiblingen, na Alemanha. A empresa está instalada no Estado desde 1973 e desenvolve, produz e vende motosserras e roçadeiras, entre outros produtos.
Leite foi recebido pela direção da empresa, que reafirmou o compromisso de continuar investindo no RS. Nos últimos cinco anos, a Stihl vem realizando investimentos de mais de R$ 1,3 bilhão na sua operação em São Leopoldo. O governador reforçou o compromisso do governo de seguir qualificando o ambiente de negócios no Estado.
“Esse investimento contínuo é objeto de satisfação e alegria, mas também é ocasião para renovarmos o compromisso do governo com a criação do melhor ambiente de negócios, que justifique tais investimentos que a companhia faz. Estamos felizes com os investimentos até aqui e desejamos ainda mais. Por isso, estamos trabalhando para dar condições para que sejam realizados”, disse o governador.
O presidente do Conselho Consultivo, Nikolas Stihl, o presidente do Conselho Executivo, Michael Traub, e o presidente da Stihl Brasil, Cláudio Guenther, ressaltaram que a empresa está muito contente com a operação no Rio Grande do Sul e com os resultados obtidos nos últimos anos.
“O Rio Grande do Sul é um Estado diferenciado pelo seu capital humano. A formação de profissionais em áreas como a engenharia é fundamental para o sucesso e a continuidade do desenvolvimento da nossa operação. Hoje, os profissionais formados no Rio Grande do Sul dão uma contribuição muito grande à empresa e oferecem o seu talento não apenas no Estado, mas em vários lugares do mundo”, elogiou Guenther.
Em 2022, a Stihl teve o maior faturamento (R$ 3,2 bilhões) em 50 anos de história no Brasil. Após a reunião com a empresa, a comitiva seguiu para Hamburgo, onde, na sexta-feira (19/4), terá compromissos com a Fraport e com a Nordex.