A previsão do tempo para o mês de abril de 2024 traz análises detalhadas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), destacando padrões de precipitação e temperaturas em diferentes regiões do Brasil.
Na Região Norte, especialmente na parte oeste, espera-se chuva acima ou próxima da média, enquanto no centro-leste do Pará, Tocantins e em grande parte da Região Nordeste, a tendência é de chuva abaixo da média. Esse cenário pode ser influenciado pela presença da Zona de Convergência Intertropical e pelo aquecimento do Atlântico Tropical, levando a possíveis mudanças nos padrões de precipitação.
No Matopiba e em estados como Mato Grosso e Goiás, onde a umidade do solo tem sido favorável ao desenvolvimento das culturas, a previsão de chuva abaixo da média pode impactar o potencial produtivo das lavouras, embora possa beneficiar o processo de colheita. Nas regiões Sul e Sudeste, assim como no centro-norte de Mato Grosso do Sul, espera-se volumes de chuva próximos ou acima da média, o que manterá os níveis de água no solo elevados, favorecendo o desenvolvimento das culturas, embora possa interromper a colheita em algumas áreas.
Em contrapartida, no sul de Mato Grosso do Sul e parte do centro-sul do Rio Grande do Sul, existe a possibilidade de restrição hídrica nas lavouras, devido à previsão de chuva ligeiramente abaixo da média.
Quanto às temperaturas, espera-se que estejam acima da média em praticamente todo o país, principalmente na parte oeste das regiões Sul e Sudeste, além da Região Centro-Oeste. Nas regiões Norte e Nordeste, as temperaturas podem ultrapassar os 26ºC, enquanto na Região Sudeste variarão entre 22ºC e 26ºC, e na Região Sul entre 18ºC e 24ºC. Em áreas de maior altitude das regiões Sul e Sudeste, são previstas temperaturas inferiores a 17ºC.