Início » Músicas brasileiras representam 93,5% das mais tocadas no País

Músicas brasileiras representam 93,5% das mais tocadas no País

por Daiane Giesen
388 visualizações

Segundo o relatório do Mercado Fonográfico Brasileiro de 2023, conduzido pela Pró-Música e baseado no Global Music Report da Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI), a música nacional é a preferida entre os brasileiros, conforme os dados dos principais serviços de streaming. O estudo, divulgado recentemente, examina tanto o mercado da música brasileira em relação ao cenário global quanto os padrões de consumo nacional.

Das 200 faixas mais reproduzidas em plataformas de streaming no Brasil em 2023, 93,5% foram de artistas brasileiros, destacando Marília Mendonça no topo com “Leão”. Notavelmente, a primeira música internacional, “Flowers” de Miley Cyrus, aparece apenas na 43ª posição, sendo a única entre as 50 mais tocadas.

O top 10 é dominado por artistas da música sertaneja, com Marília Mendonça liderando seguida por Ana Castela, Simone Mendes, Israel & Rodolffo, Zé Neto & Cristiano, entre outros. O estudo, que utiliza dados de plataformas como Spotify, Youtube, Deezer, Apple Music, Amazon Music e Napster compilados pela BMAT, também revela que o mercado fonográfico brasileiro cresceu consistentemente acima da média global pelo sétimo ano consecutivo, mantendo o Brasil entre os principais mercados musicais do mundo.

Com base nos dados da IFPI, o Brasil ocupa a nona posição no ranking mundial, impulsionado principalmente pelo streaming, que representa 87,1% das receitas do setor, totalizando R$ 2,5 bilhões. O consumo de música por meio de assinaturas de serviços de streaming aumentou significativamente em 21,9%, atingindo R$ 1,6 bilhão em 2023.

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade