Início » Rio Grande do Sul assina contrato com seis entidades contempladas pelo Programa de Sementes Forrageiras

Rio Grande do Sul assina contrato com seis entidades contempladas pelo Programa de Sementes Forrageiras

por Daiane Giesen
292 visualizações

Na terça-feira (19), durante a 22ª Expoagro Afubra, em Rio Pardo, o governo estadual, por meio da SDR (Secretaria de Desenvolvimento Rural), realizou a assinatura de contratos com seis entidades beneficiadas pelo Programa de Sementes Forrageiras 2023/2024. Esse programa, operacionalizado em parceria com a Emater/RS-Ascar (Associação Rio-Grandense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural), tem como objetivo impulsionar a aquisição de sementes forrageiras. Essas sementes visam produzir alimentos de alta qualidade para animais, seja para pastejo ou para armazenamento em forma de silagem, reduzindo os riscos, aumentando a produção e a produtividade, e aprimorando a qualidade do leite e dos rebanhos de corte em propriedades familiares.

O programa atende principalmente agricultores e pecuaristas familiares, assim como produtores de leite e carne por meio de cooperativas, associações ou sindicatos. Mais de 11 mil produtores, em sua maioria envolvidos na produção de leite e que dependem das pastagens para alimentação do gado, são beneficiados pelo programa.

Ronaldo Santini, titular da SDR, enfatizou o desejo de trazer inovações para o programa nesta edição, tornando-o mais atrativo para os produtores. Ele ressaltou o objetivo de promover novas experiências dentro da agricultura familiar, aumentar a produtividade e garantir a permanência das famílias na atividade, através da geração de renda.

A assinatura dos contratos com todas as entidades contempladas deverá ser concluída pela Secretaria de Desenvolvimento Rural nas próximas semanas, com um investimento total superior a R$ 6,5 milhões.

Além disso, em 8 de março, durante a 24ª Expodireto Cotrijal, a SDR também estabeleceu um Termo de Cooperação com a Embrapa-Trigo, visando promover o uso de cereais de inverno no contexto do Programa de Sementes Forrageiras. O objetivo desse termo é integrar esforços para a execução de atividades conjuntas de transferência de tecnologia, incentivando a utilização desses cereais na alimentação animal, no manejo e conservação do solo e da água.

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade