Presidente da Frente Parlamentar Mista da Saúde no Congresso Nacional, o deputado Pedro Westphalen (Progressistas) apresentou dois requerimentos para ampliar a discussão sobre o avanço da dengue no Brasil. Conforme o parlamentar, os protocolos solicitam a criação de uma Comissão Externa e de uma Subcomissão no âmbito da Comissão de Saúde para debater o tema. “Apesar das ações de imunização e das campanhas de combate à dengue do Ministério da Saúde, já ultrapassamos 1 milhão de casos neste ano. No Rio Grande do Sul, já temos casos de mortes entre pessoas sem comorbidades, o que é preocupante.”, justificou.
O parlamentar explicou que apresentou dois requerimentos para dar agilidade ao pedido. “A criação da Comissão Externa é avaliada apenas pela presidência da Câmara, já a criação da subcomissão precisa passar pela análise da Comissão de Saúde, que analisará o pedido na reunião desta quarta-feira (20). Vamos tentar todos os caminhos”, disse.
Em 2023, o deputado já alertava sobre a situação da dengue no Brasil. Em junho do ano passado, ele foi o proponente de uma audiência pública sobre o assunto na Câmara. “A dengue é um problema de todos. Na metade de 2023, já tínhamos um aumento de casos em muitas regiões do país e pouco foi feito para evitar essa situação”, enfatizou Westphalen.
De 1º de janeiro a 6 de março de 2024, o Brasil totalizou 1.289.897 casos prováveis de dengue, com 329 mortes e outras 767 em investigação. Os dados são do Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde. A doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti já é classificada como uma emergência de saúde pública em seis Estados e no Distrito Federal. Por trás desse fenômeno, estão diversos fatores, como as mudanças climáticas, a urbanização desenfreada e a perda de controle sobre os criadouros do mosquito.
Assessoria do Deputado Pedro Westphalen