Na manhã desta quinta-feira (8) aconteceu a segunda etapa da inspeção militar dos jovens que completaram 18 anos em 2023. Serão selecionados 49 jovens para o 29º Batalhão de Infantaria Blindado, e mais 29 para o 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado – Regimento Mallet.
O capitão do exército do 3º Regimento Mallet, Tales Magalhães dos Santos, explica que a inspeção de hoje, parte de uma avaliação complementar da condição de saúde dos jovens. A data para definição de quem vai cumprir o serviço militar obrigatório é 22 de fevereiro. O embarque será neste mês.
“Esses jovens serão selecionados por uma inspeção de saúde realizada por um médico e por uma dentista. E em seguida passaram por uma entrevista com nossos militares mais experientes para que possamos selecionar da melhor forma possível aqueles que irão passar um ano conosco em Santa Maria”, explica.
A primeira seleção ocorreu no mês de setembro do ano passado. O capitão confirma que o serviço militar é obrigatória de acordo com a legislação.
“O serviço militar por legislação é obrigatório mais procuramos fazer a melhor seleção possível para não prejudicar ou oportunizar uma oportunidade de aprendizado”, destaca.
O jovem que gostar da atividade militar após 12 meses pode ter a oportunidade de permanecer no quartel e seguir uma carreira. Segundo o capitão, pode ficar até oito anos no total, com possibilidade de ser promovido.
Também pode seguir uma carreira realizando concurso para torna-se sargento ou oficial de carreira. No período da tarde a inspeção aconteceu no município de Victor Graeff. O trabalho seguiu ao longo da semana em diversas cidades.
Conforme explica capitão Tales: