Nesta quarta-feira (17), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados indicando uma variação de 0,1% nas vendas do comércio varejista brasileiro em novembro, em comparação com o mês de outubro, considerando ajuste sazonal.
No mesmo período do ano anterior, novembro de 2022, observou-se um crescimento consistente de 2,2%, marcando a sexta variação positiva consecutiva. O acumulado no ano atingiu 1,7%, enquanto nos últimos 12 meses, registrou-se uma variação de 1,5%.
O comércio varejista ampliado, que abrange setores como veículos, motos, partes e peças, além de material de construção, apresentou uma variação mais expressiva, com um aumento de 1,3% nas vendas em novembro. A média móvel foi de 0,4%, e os acumulados para o ano e os últimos 12 meses foram de 2,6% e 2,3%, respectivamente.
A análise detalhada da variação de 0,1% no volume de vendas do comércio varejista em novembro revela taxas positivas em seis das oito atividades pesquisadas. Destacam-se os setores de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (18,6%), móveis e eletrodomésticos (4,5%), tecidos, vestuário e calçados (3%), combustíveis e lubrificantes (1%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (1%), e hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,1%).
Por outro lado, dois grupos apresentaram queda nas vendas: livros, jornais, revistas e papelaria (-1,5%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-1,6%).
No cenário do comércio varejista ampliado, ajustado sazonalmente, destacaram-se dois resultados positivos: veículos e motos, partes e peças, com um aumento de 4%, e material de construção, com 0,4%.