Garrafas de champanhe já são estouradas pelo mundo onde 2024 já chegou.
Dando largada 17 horas antes do Brasil, Kiribati – país composto por um conjunto de ilhas no Pacífico – foi o primeiro lugar do mundo a celebrar a chegada do ano novo.
Às 10h em Brasília, os fogos também foram estourados na “Capital Mundial da Véspera de Ano Novo”, Sydney, na Austrália.
Apelidada assim pelo governo local, a cidade colocou 7.000 fogos de artifício na Sydney Harbour Bridge, querendo que ela “dançasse com cores”.
Além disso, na Casa de Ópera de Sydney, a festa acontece com direito a shows e queima de fogos ao longo de toda a noite. O evento começou a ser preparado três dias antes do Reveillón.
O coordenador da equipe de organização do evento, Dean Jacobowski, informa que a Casa de Ópera de Sidney foi equipada com 36 mil efeitos de tiro, 13 mil projéteis aéreos e mais de 75 mil efeitos pirotécnicos.
Para quem tem curiosidade e quer acompanhar a festa na Austrália, a celebração é transmitida no site oficial da Véspera de Ano Novo de Sydney.
Apesar de seguir um calendário diferente e sua celebração de ano novo lunar ser famosa pelo mundo, a China também comemorou a chegada de 2024 às 13h no Horário de Brasília.
A queima de fogos não faltou no país ao qual é creditada a criação do artifício pirotécnico. A tradição chinesa vê no barulho dos fogos uma maneira de afastar os maus espíritos.
Em Hong Kong, fogos e apresentações musicais marcaram a virada.
Mesmo em meio a tensões com a China continental, com o presidente Xi Jinping fazendo discurso no Ano Novo sobre reunificação, Taiwan não deixou de celebrar a virada. Na capital Taipei, a queima de fogos aconteceu na Torre 101, cenário tradicional do Reveillón por lá onde um display fazia a contagem regressiva para 2024.
Outros países que também já celebraram a chegada de 2024 foram o Japão e na Coreia do Sul, às 12h de Brasília
Na Oceania, a Nova Zelândia comemorou a virada às 8h no Horário de Brasília.
Localizada na capital do país, Auckland, a Sky Tower foi o cenário principal do Reveillón, soltando fogos quando a contagem regressiva para 1º de janeiro chegou a zero.
Junto de Rio Branco, quem comemora a chegada é a cidade de Nova York e a costa leste dos Estados Unidos, onde o Reveillón é celebrado em seis diferentes fusos.
Localizado na Polinésia, no Oceano Pacífico, o último lugar do mundo a entrar em 2024 é a Samoa Americana. Território não incorporado dos EUA, o conjunto de ilhas só recebe o ano novo 8 horas após Brasília.
Fonte: CNN