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Mais de 1 bilhão de pessoas vão às urnas em todo o Sul da Ásia em 2024

por Daiane Giesen
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Espera-se que quatro países do Sul da Ásia compareçam às urnas em 2024, em um grande teste à democracia que verá quase 2 bilhões de pessoas em Bangladesh, Paquistão, Índia e Sri Lanka votarem de janeiro a setembro.

Uma eleição boicotada pela principal oposição, já que a mulher primeira-ministra há mais tempo no poder no mundo parece prestes a prolongar o seu governo.

Uma lenda do críquete e ex-primeiro-ministro definhando na prisão versus um ex-fugitivo que busca retornar enquanto um poderoso exército vigia.

Um líder populista que espera entrar na sua segunda década no poder enquanto promove um tipo de política popular, mas religiosamente divisiva.

E uma nação insular se recuperando da sua pior crise econômica em décadas, depois de manifestantes terem invadido o palácio presidencial.

Todas as ex-colônias que conquistaram a independência da Grã-Bretanha no último século estão cada uma numa fase diferente de crescimento e enfrentam uma variedade de crises e oportunidades.

Bangladesh

Bangladesh, um país com cerca de 170 milhões de habitantes, é o primeiro a votar em 7 de janeiro.

A outrora democracia multipartidária está sendo ameaçada à medida que o seu partido no poder, a Liga Awami, continua o que grupos de direitos humanos dizem ser uma campanha para silenciar a dissidência, empurrando a república para algo mais parecido com um Estado de partido único.

Sheikh Hasina, atual primeira-ministra e presidente do Partido Awami, deverá ser reeleita líder do país pelo quarto mandato consecutivo.

Hasina está no poder desde 2009 e venceu as últimas eleições em dezembro de 2019, numa votação marcada por violência mortal e acusações de fraude eleitoral.

Desaparecido então estava o seu principal adversário, Khaleda Zia, ex-primeiro-ministro e chefe da principal oposição, o Partido Nacionalista do Bangladesh (BNP), que foi preso no ano anterior por acusações de corrupção.

Durante grande parte das últimas três décadas, a política no Bangladesh foi definida por uma rivalidade acirrada entre as duas mulheres, que viram o pai e o marido políticos, respectivamente, serem assassinados no exercício do cargo. A turbulência política seguiu-se até a segunda geração.

Zia, 78 anos, vive agora em prisão domiciliária e o seu BNP continua a enfrentar desafios crescentes por parte de Hasina e da sua dispensa de governo com a prisão em massa dos seus políticos.

A situação gerou protestos e o BNP decidiu boicotar novamente as eleições, abrindo caminho mais uma vez para Hasina.

“O governo afirma comprometer-se com eleições livres e justas com parceiros diplomáticos, enquanto as autoridades estatais enchem simultaneamente as prisões com os opositores políticos da Liga Awami, no poder”, disse Julia Bleckner, investigadora sénior sobre Ásia da Human Rights Watch, numa declaração em novembro.

“Uma eleição livre é impossível quando o governo sufoca a liberdade de expressão e incapacita sistematicamente a oposição, os críticos e os ativistas através de detenções arbitrárias, desaparecimentos forçados, assédio e intimidação”, acrescentou Bleckner.

No entanto, o país – que aspira a tornar-se um país de rendimento médio até 2031 – está vivendo uma era de crescimento econômico. Grande parte disto deve-se à indústria de fabrico de vestuário, que representa 35,1% do produto interno bruto anual do Bangladesh, segundo o Departamento de Comércio dos EUA.

“Desde que surgiu, Bangladesh sempre teve instabilidade política, mas conseguiu ter uma taxa de crescimento muito boa”, disse Sreeradha Dutta, professor de assuntos internacionais na OP Jindal Global University e autor de “Bangladesh on a New Journey – Moving Além da Identidade Regional”.

Ela acrescentou também que o país está construindo relações fortes com os principais vizinhos da região.

“Portanto, independentemente de quem seja o líder, os mesmos modelos de desenvolvimento serão adoptados porque o Bangladesh aspira ser algo muito maior do que é atualmente.”

Paquistão

Governado durante grande parte dos seus 76 anos por dinastias políticas ou instituições militares, nenhum líder democraticamente eleito jamais completou um mandato completo de cinco anos desde que o Paquistão conquistou a independência.

Nos últimos anos, o país de 230 milhões de habitantes tem visto a mistura bastante familiar de instabilidade política e ataques militantes infiltrar-se juntamente com uma crise econômica particularmente aguda que tem sido brutal tanto para as famílias de rendimentos médios como baixos.

Imran Khan, o antigo primeiro-ministro do país e provavelmente a figura de proa mais popular, está definhando atrás das grades, acusado de fraude e enfrentando acusações por revelar segredos de Estado – o que o deixa impossibilitado de concorrer nas próximas eleições em fevereiro.

Khan, que foi deposto do poder num voto parlamentar de desconfiança no ano passado, diz que as acusações contra ele têm motivação política e foram concebidas para impedi-lo de concorrer às eleições, uma alegação que as autoridades negam.

As estações de televisão estão proibidas de transmitir os discursos de Khan e muitos dos seus colegas do partido Paquistão Tehreek-e-Insaf (PTI) foram presos.

Em outubro, Nawaz Sharif, o antigo primeiro-ministro fugitivo do Paquistão, regressou ao país do Sul da Ásia depois de quase quatro anos de auto-exílio, evitando a prisão e agitando a já tensa cena política do país e deixando muitos a acreditar que ele está concorrendo para o assento superior mais uma vez.

Entretanto, o país enfrenta desafios crescentes – desde a incerteza econômica e os frequentes ataques de militantes até às catástrofes climáticas que colocam milhões de pessoas em risco – preparando o terreno para um difícil caminho de recuperação para a sua nova liderança.

“A incerteza política e econômica andam de mãos dadas”, disse Fahd Humayun, professor assistente de ciência política e docente Neubauer no departamento de ciência política da Universidade Tufts.

“E qualquer governo que chegue ao poder através de eleições suspeitas não só estará provavelmente numa posição fraca e dependente dos militares para a sua sobrevivência política, como também será pouco provável que atraia os fluxos de capital tão necessários.”

Fonte: O Sul

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