A PRF (Polícia Rodoviária Federal) e o DetranRS (Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul) iniciaram a instalação de totens para pagamento de multas aplicadas a motoristas de veículos estrangeiros. Dessa forma, os turistas não precisarão procurar agências bancárias para realizar a quitação de débitos.
Em um primeiro momento, os equipamentos foram instalados nas unidades operacionais da PRF em Uruguaiana, São Borja e Rio Grande. Os totens entraram em operação na segunda-feira (18).
“Os totens são importantes, pois garantem ao turista uma forma de quitar as multas independentemente do horário bancário. Lembrando que, caso o veículo estrangeiro fosse flagrado com multas já vencidas, ele deveria pagá-las antes de continuar a viagem, sob pena de ter o carro removido para depósito. Com o sistema, a depender do banco que o turista tem conta, ele poderá pagar com cartão de crédito, cartão de débito e Pix, além de poder parcelar o valor devido”, informou a PRF.
A instalação dos equipamentos em Uruguaiana é estratégica, pois a cidade é o principal ponto de entrada de turistas argentinos no Rio Grande do Sul durante o verão. De dezembro de 2022 a março de 2023, ingressaram pela Ponte Internacional mais de 430 mil argentinos.
Além da facilidade aos turistas, o sistema busca, por meio da cobrança das multas já vencidas, uma mudança no comportamento dos motoristas argentinos e uruguaios. Desde 2017, a PRF aplicou mais de 70 mil multas para veículos estrangeiros no RS e em Santa Catarina. A maioria das autuações se refere ao excesso de velocidade (78%) e a ultrapassagens em locais proibidos (15%). Nesse período, motoristas da Argentina e do Uruguai se envolveram em mais de 520 acidentes, com 26 mortes.
Após essa primeira fase, outras unidades operacionais da PRF que se encontram nas rotas dos turistas também contarão com o serviço dos totens de cobrança.
O Sul