Início » Brasil e Argentina fortalecem parceria e intercâmbio no 1º Encontro Abelheiro

Brasil e Argentina fortalecem parceria e intercâmbio no 1º Encontro Abelheiro

Nos dias 03, 04 e 05 de novembro de 2023, será realizado o 1º Encontro Abelheiro na Acapesu em Carazinho.

por Daiane Giesen
485 visualizações

Faltando pouco mais de duas semanas para o 1º Encontro Abelheiro, a comissão organizadora está concentrada em ajustar os últimos detalhes e alinhar parcerias com instituições, incluindo o Consulado Argentino em Uruguaiana.

Em entrevista ao Grupo Ceres, o representante do Consulado, Fernando Flores, destacou a importância dessa parceria entre Brasil e Argentina. Ele mencionou que a iniciativa da realização de um encontro abelheiro chamou a atenção do Consulado. “Após recebermos o convite entramos em contato com diversas empresas que produzem insumos para a apicultura, notando diferenças nos tipos de abelhas e nas técnicas de manejo entre os dois países. Algumas empresas argentinas participarão do evento para conhecer a realidade e os objetivos da apicultura brasileira” destacou.

Fernando Flores ressaltou que a produção de mel na Argentina é focada na região central, onde são utilizadas abelhas não africanizadas, enquanto no Brasil há a presença de abelhas africanizadas no Nordeste, o que afeta o manejo e os equipamentos utilizados. Há planos de exportar mel para o Brasil, mas é necessário cumprir protocolos sanitários.

Ele também mencionou a possibilidade de envolver técnicos argentinos em workshops sobre manejo de abelhas no evento, visando compartilhar conhecimento e promover o intercâmbio.

A produção de mel na Argentina é centralizada na região central e está associada a áreas de cultivo de frutas. O Consulado pretende compartilhar informações sobre sua produção de mel, que envolve cerca de 3 milhões de colmeias, muitas delas certificadas como orgânicas e exportadas, especialmente para a produção de produtos orgânicos como biscoitos.

César Sousa, presidente do Encontro Abelheiro, destacou o valor do intercâmbio de conhecimento durante o evento. Ele ressaltou que não se limitará à Argentina, pois também envolverá o mercado americano de consumo de mel. O Brasil e a Argentina estão se unindo para atender à demanda crescente desse mercado, que consome significativamente mais mel do que o brasileiro. O evento visa conectar as cadeias produtivas de mel do Rio Grande do Sul, Brasil, e Argentina, para melhor atender a essa demanda.

César mencionou que o Brasil ainda tem espaço para melhorar sua produtividade, especialmente em comparação com a Argentina, que produz até 150 kg de mel por colmeia, enquanto o Brasil atinge em média 40 kg por colmeia. Ele enfatizou a importância da sucessão geracional na apicultura e o papel das abelhas como polinizadoras.

O intercâmbio de conhecimento na apicultura é visto como uma oportunidade de crescimento e melhoria para ambos os países, superando rivalidades passadas. César acredita que, assim como aconteceu na agricultura de soja, a cooperação pode fortalecer a apicultura na América do Sul.

Ouça a entrevista:

Encontro Abelheiro

Nos dias 03, 04 e 05 de novembro de 2023, será realizado o 1º Encontro Abelheiro na Acapesu em Carazinho. O rganizado pela União Carazinhense de Apicultores e Meliponicultores (Ucapi) e pela empresa Védera, destaca a diversidade de produtos gerados pela criação de abelhas e oferece uma programação abrangente.

Na noite de 03 de novembro o Grupo Ceres de Comunicação, que é a mídia oficial do evento, realiza o 1º Troféu Abelheiro, que premiará produtores e personalidades que se destacam no universo do mel.

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade