A terceira data mais representativa do comércio no Brasil, o Dia das Crianças, está chegando com boas perspectivas para os lojistas gaúchos. Os sinais de reaquecimento da economia impulsionam os consumidores a buscarem nos estabelecimentos comerciais os produtos com os quais irão presentear os pequenos em 12 de outubro.
A FCDL-RS (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul) observa esse cenário com otimismo, projetando um crescimento que pode chegar a 9% na comparação com o mesmo período de 2022, o que deve injetar na economia estadual cerca de R$ 900 milhões.
De acordo com o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, o Dia das Crianças é uma data muito forte no calendário comercial, ficando apenas atrás do Natal e do Dia das Mães em importância. Há um componente emocional intenso que mobiliza os pais na busca pelos presentes, com muitos deles driblando limites orçamentários para agradar as crianças. Ainda assim, o ticket médio com a aquisição das lembranças deve se estabelecer na casa dos R$ 210,00, o que pode ser considerado um valor expressivo.
Como de costume, os consumidores estarão atentos a relação custo-benefício dos presentes, dando maior atenção aos tradicionais brinquedos, artigos de vestuário, calçados e produtos eletroeletrônicos como smartphones e videogames.