Com a presença de um público de mais de 750 participantes, os discursos de abertura do evento foram voltados para a relevância estratégica da Agricultura de Precisão para o setor agroindustrial.
A presidente do Sindicato Rural de Não-Me-Toque e também do APSUL América, Teodora Lütkemeyer, em seu discurso de abertura, enfatizou a importância da tecnologia disponível para otimizar operações, reduzir custos, minimizar impactos ambientais e aumentar a produtividade. Ela destacou a satisfação de iniciar o evento, que conta com uma programação cuidadosamente planejada com mais de 52 especialistas, incluindo nove palestrantes internacionais, proporcionando uma valiosa oportunidade de aquisição de conhecimento.
Quem também falou na abertura do evento, foi o presidente da Cotrijal, Nei César Manica, que enfatizou a relevância do Apsul América especialmente no contexto atual impulsionado pela tecnologia e inovação. Ele expressou a esperança de que o congresso possa contribuir significativamente para ampliar o conhecimento disponível para os profissionais envolvidos na agricultura.
Além do Sindicato Rural de Não-Me-Toque e da Cotrijal, o Sistema Farsul e a Prefeitura de Não-Me-Toque também são organizadores do evento. O vice-prefeito de Não-Me-Toque, Gilson Trennepohl, falou sobre a importância que o Brasil tem na produção de alimento para o mundo, visto queagronegócio brasileiro alimenta mais de 1 bilhão de pessoas no mundo e tem capacidade para dobrar sua produção.
Elmar Konrad, vice-presidente do Sistema Farsul, ressaltou a importância do conhecimento gerado durante o Congresso. Ele destacou que a Agricultura de Precisão é um elemento que promove eficiência e sustentabilidade em várias esferas, incluindo a econômica, social, ecológica e de rentabilidade.
O secretário adjunto do Meio Ambiente e Infraestrutura do RS, Marcelo Camardelli Rosa, fez questão de saudar os produtores rurais e ressaltar a importância da Agricultura de Precisão. Ele destacou que essa abordagem representa o ponto mais alto da interseção entre a produção de alimentos e a ciência, resultando em benefícios concretos para a sustentabilidade.
O APSUL América também reúne experiências da agricultura de diferentes países. Na solenidade de abertura, André Driessem, Embaixador do Reino dos Países Baixos no Brasil, valorizou a tecnologia para o agronegócio e também o vínculo da imigração holandesa com Não-Me-Toque.
A abertura também contou com a entonação dos hinos dos Estados Unidos, Argentina, Holanda e Brasilrepresentando os países participantes.
Ouça: