Nesta semana o Abrigo Institucional de Não-Me-Toque comemorou seu aniversário de 10 anos de atuação no município. O evento foi realizado com a presença daqueles que atuam em primeiro grau com o funcionamento do abrigo, como as autoridades do poderes executivo, legislativo e judiciário, representantes da Saúde, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (Comdica).
A coordenadora e psicóloga do abrigo, Paula Lazzari Quadros, participou do programa Ceres em Foco e falou sobre a importância do trabalho realizado pelas equipes. Atualmente o Abrigo Institucional está com 10 crianças e adolescentes acolhodas, sendo esta a capacidade máxima.
Ao longo da última década, o abrigo alcançou a notável marca de 55 crianças e adolescentes assistidos. Dessas, 35 foram meninas, representando a maioria dos casos de acolhimento. Quanto aos meninos, a faixa etária atendida varia entre 9 e 11 anos, caracterizada por desafios relacionados à agitação e atrasos no desenvolvimento educacional. Por outro lado, as meninas, predominantemente na faixa etária dos 15 anos, compõem a maioria dos casos na fase da adolescência.
A institucionalização de crianças e adolescentes ocorre a partir da constatação de que a família não possui as condições necessárias para garantir-lhe uma vida digna. Em contrapartida é fundamental que todas as medidas possíveis sejam tomadas afim de que seus vínculos sejam restabelecidos e haja o retorno ao lar.
Ouça a entrevista na íntegra: