Início » Exposição celebra a trajetória da Seara da Canção Gaúcha como patrimônio cultural de Carazinho

Exposição celebra a trajetória da Seara da Canção Gaúcha como patrimônio cultural de Carazinho

A exposição “A Seara da Canção Gaúcha como patrimônio cultural de Carazinho” apresenta vários itens que ajudam a contar a trajetória do festival nativista

por Daiane Giesen
414 visualizações

A Seara da Canção Gaúcha pode ser considerada uma das maiores manifestações culturais de Carazinho. Buscando evidenciar a importância para a comunidade e manter viva a memória de mais de 40 anos do festival, o evento se torna tema de uma exposição na Câmara de Vereadores de Carazinho.

A exposição “A Seara da Canção Gaúcha como patrimônio cultural de Carazinho” apresenta vários itens que ajudam a contar a trajetória do festival nativista, com destaque para fotos, vídeos, CDs, reportagens e uma linha do tempo com músicas e artistas ganhadores, entre outras peças históricas.

A abertura da exposição aconteceu na noite desta quinta-feira (17), Dia do Patrimônio Histórico Nacional. Em entrevista ao Grupo Ceres de Comunicação, o Presidente da Associação Seara da Canção Gaúcha, Gustavo Webber, falou sobre a mostra. “Nós temos essa mostra aqui na câmara de Vereadores que nos oportuniza revisitar a história do festival, desde a 1ª Seara até a última, reviver essa história trás muitas alegrias para todos nós Seareiros”, destaca.

A mostra ficará disponível para visitação de 17 a 31 de agosto no Espaço Talentos Locais da Câmara de Vereadores, local que o Poder Legislativo de Carazinho destina para que a comunidade exponha projetos de cunho cultural e artístico.

A presidente do legislativo de Carazinho, Janete de Oliveira, falou sobre o espaço e sobre a exposição em homenagem a Seara. “Hoje nós estamos com a 8ª mostra aqui neste espaço para os talentos de Carazinho, com essa exposição da nossa Seara que orgulha tanto o nosso município”, frisou.

A Vice-prefeita de Carazinho, Valéska Walber, também esteve prestigiando o evento e frisou a importância do evento que engrandece a cultura para o município. “O nosso festival musical, leva o nome de Carazinho, leva a nossa cultura para todos os cantos do Rio Grande. Nós temos aqui um acervo cuidadosamente preparado pelo nosso querido museu, e que conta um pouco da história da Seara, sua trajetória ao longo de todos esses anos”, frisa.

A exposição acontece em parceria com o Museu Olivio Otto, de Carazinho, que possui uma mostra permanente contando a história da Seara. Parte desse acervo integra a exposição que esta em andamento na Câmara de Vereadores.

Cláudio Braun, coordenador do Museu Olívio Otto e um dos organizadores da mostra, falou sobre exposição e a escolha da data em 17 de agosto. “No dia 17, se comemora o Dia do Patrimônio Histórico Nacional e a Seara certamente é um dos maiores patrimônios culturais de Carazinho, assim encontramos uma oportunidade para a comunidade visitar o espaço e conhecer mais sobre a história do nosso festival”, destaca.

O Coordenador ainda convida toda a comunidade a visitar o museu no próximo domingo, que estará aberto das 14h às 17h com a entrada gratuita, garantindo um programa cultural para toda a família.

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade