A Receita Federal disponibilizará a consulta ao terceiro lote de restituições do Imposto de Renda 2023 na próxima segunda-feira, dia 24. Neste lote, serão incluídos contribuintes prioritários, tais como idosos, deficientes e professores, além daqueles que não se enquadram em nenhuma das regras que garantem a prioridade no pagamento.
O pagamento do valor será efetuado em 31 de julho, com correção pela taxa básica de juros da economia, a Selic, que atualmente está em 13,75% ao ano.
Para verificar se você será contemplado com a restituição, existem três opções: consultar o site da Receita Federal, utilizar o aplicativo Meu Imposto de Renda ou acessar o e-CAC (Centro de Atendimento Virtual da Receita). O valor será depositado na conta informada durante a declaração ou por meio de Pix.
As informações relativas ao lote de restituição geralmente são liberadas a partir das 9h. No site, é necessário informar seu nome completo, CPF e data de nascimento. Já no e-CAC, é imprescindível possuir a senha do Portal Gov.br. A consulta no e-CAC é mais abrangente, podendo mostrar eventuais pendências ao contribuinte.