Início » PROERD forma 220 alunos do 5º ano da rede pública e privada

PROERD forma 220 alunos do 5º ano da rede pública e privada

por Daiane Giesen
298 visualizações

Com o objetivo de promover a conscientização sobre os efeitos negativos das drogas e da violência e desenvolver a habilidade na tomada de decisões saudáveis para crianças e adolescentes, o PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) chegou ao Brasil em 1992, através de uma parceria entre a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e a Secretaria Estadual de Educação.

Atualmente o programa é implementado em todo o Brasil para os alunos do 5º ao 7º ano por policiais militares especialmente treinados, que atuam como instrutores do programa.

Em Não-Me-Toque o PROERD é realizado há dois anos para todas as turmas do 5º ano. Na noite de ontem aconteceu a formatura de mais de 200 alunos que participaram dos dez encontros do programa.

O Tenente da Brigada Militar de Não-Me-Toque, Marcelo Rodrigo Petry, foi o responsável por ministrar as aulas para as crianças no programa que existe há mais de 25 anos no estado do Rio Grande do Sul. O programa consiste em dez encontros nos quais o policial militar comparece à sala de aula para abordar diversos assuntos com as crianças. O objetivo é transmitir conhecimentos sobre drogas, bullying, responsabilidade e como ser um bom cidadão. O programa alcança todas as crianças do 5º ano, tanto da rede pública quanto particular, e neste ano contou com a participação de cerca de 220 crianças.

No município, a realização do programa PROERD é uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Brigada Militar. Em entrevista para o Grupo Ceres de Comunicação a Secretária de Educação, Luciana Renz, destaca a importância desse curso, no qual o Tenente vai à sala de aula trabalhar com os alunos a prevenção ao uso de drogas. “Esse envolvimento das escolas com a orientação da Brigada Militar começou no início do ano escolar e o curso tem a duração de dez aulas para cada turma” destacou.

Durante a formatura do programa PROERD, o prefeito municipal, Gilson dos Santos, Maninho, elogiou o trabalho excepcional realizado pela BM nas escolas. “Destacamos o intenso trabalho de vários meses, no qual são abordados temas como violência, drogas e suas consequências na vida das pessoas”, expressou o prefeito.

Após a conclusão do programa, todos os alunos escreveram uma redação sobre o que aprenderam. As quatro melhores redações de cada turma foram selecionadas para receber uma premiação durante a formatura. O Tenente Petry explica que os alunos foram desafiados a relatar o que consideraram importante e se levarão algum aprendizado para suas vidas. Durante a cerimônia de formatura, será concedido um prêmio em dinheiro para os quatro alunos premiados de cada turma.

O valor para as premiações foi obtido graças ao apoio de várias empresas e indivíduos que acreditam no projeto PROERD. Ao todo, foram premiadas 44 crianças, representando 11 turmas diferentes.

Na tarde desta quarta-feira (29) alguns alunos participantes do programa, juntamente com o Tenente Petry, participaram do programa Ceres em Foco. A entrevista pode ser acessada na pagina do Facebook do Grupo Ceres de Comunicação.

Link: https://www.facebook.com/cerespositiva/videos/228495120064832

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade