Início » Pesquisa revela que 52% dos brasileiros não fazem atividades físicas

Pesquisa revela que 52% dos brasileiros não fazem atividades físicas

por Daiane Giesen
321 visualizações

A pesquisa Saúde e Trabalho conduzida pelo Serviço Social da Indústria (SESI) revelou que, de acordo com a divulgação ocorrida nesta segunda-feira (26) em Brasília, cerca de 52% dos brasileiros praticam atividades físicas raramente ou nunca. Dentre aqueles que se exercitam, 22% realizam atividades físicas diariamente, 13% praticam pelo menos três vezes por semana, e 8% se exercitam pelo menos duas vezes semanais.

O estudo foi realizado entre os dias 10 e 14 de março de 2023, entrevistando um total de 2.021 pessoas maiores de 16 anos em todos os estados brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com um intervalo de confiança de 95%.

A prática regular de atividades físicas é amplamente reconhecida por especialistas como um dos principais meios de promoção e cuidado com a saúde. Alessandra Almeida, professora de Educação Física do Rio de Janeiro, compartilha dessa opinião.

Além da frequência da prática de atividades físicas, o estudo fez a associação entre a prática delas e o adoecimento. Segundo o levantamento do Sesi, 72% das pessoas que praticam exercícios com frequência não tiveram problemas de saúde nos últimos 12 meses. Porém, entre os que nunca praticam atividades físicas, 42% sofreram problemas de saúde em 2022.

O diretor superintendente do Sesi, Rafael Lucches, destacou que “a promoção da saúde e de comportamentos preventivos é fundamental para a redução de problemas na vida das pessoas. Com a prática de atividades físicas, temos pessoas mais saudáveis e dispostas para encarar os desafios do dia a dia”.

personal trainer de Minas Gerais, Fernando Carlos de Oliveira, o Nando ENoix, viralizou na internet com o vídeo de uma aluna de 100 anos de idade que faz atividades físicas com cargas adaptadas que possibilitaram ganho de força muscular e equilíbrio.

O professor, que trabalha com o público da terceira idade, defende a prática regular de exercícios físicos, principalmente, a musculação com orientação de um profissional da área. “A musculação pode ajudar a manter a massa muscular, aumentar a força, melhorar a flexibilidade e a coordenação, além de contribuir para a saúde óssea”, declarou.

A funcionária pública de Recife, Ivete Souza, de 50 anos, conhece bem essa realidade. Ela convivia, desde os 21 anos, com a depressão ferrenha, como ela mesma define. Estava sem disposição para brincar com os três filhos, sobrepeso e déficit de cálcio que poderiam lhe causar problemas no futuro.

Fonte: Agência Brasil

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade