Na tarde desta segunda-feira, 22 de maio, o lançamento oficial da Campanha do Agasalho de 2023 foi marcado por um forte espírito de solidariedade. O evento aconteceu no Palácio Piratini, em Porto Alegre, e deu início ao tradicional período de doações de agasalhos, cobertores e calçados para pessoas em situação de vulnerabilidade em todo o Estado.
O governador, Eduardo Leite, a secretária de Comunicação, Tânia Moreira, o secretário de Assistência Social, Beto Fantinel, e o chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Boeira, estiveram presentes no evento como representantes das pastas responsáveis pela organização da iniciativa.
O governador inaugurou a campanha ao fazer a primeira doação de um agasalho. Durante seu discurso, Leite enfatizou o sentimento de coletividade e a importância de doar itens em boas condições para garantir um inverno digno para aqueles que mais precisam. Ele ressaltou que a Campanha do Agasalho é um exercício de empatia, de se colocar no lugar do outro, e de doar da mesma forma como gostaríamos de receber. “Essa campanha mobiliza o sentimento de toda a sociedade, para que cada um faça a sua parte. Quando doamos uma peça de roupa para quem mais precisa, é como se estivéssemos abraçando aquela pessoa junto com a roupa. Isso certamente aquece também o coração de quem doa. Já estamos enfrentando dias frios, mas o pior ainda está por vir, então é hora de doar agora,” comentou Leite.
O evento de lançamento foi animado pela condução do comediante Jair Kobe, conhecido como Guri de Uruguaiana, e contou com a apresentação do grupo Voice In. Neste ano, a campanha faz um apelo ao desapego e à empatia, buscando conscientizar a população sobre a importância de doar aquilo que já não é mais utilizado, mas que pode fazer a diferença no inverno de muitas pessoas. O comercial institucional, que será veiculado para mobilizar a população, traz o tema “Deixe suas roupas aquecerem quem mais precisa”.
O refrão “Não vou mais lhe segurar, vou deixar que você se vá”, de uma canção da banda Nenhum de Nós, define o tom do comercial e das demais peças de divulgação da campanha. A banda cedeu os direitos autorais para que o verso fosse utilizado na iniciativa e ajudasse a difundir o espírito de empatia e solidariedade.
Anualmente, os organizadores reforçam que o ato de doar é uma manifestação de solidariedade, e não uma oportunidade para descartar itens. Infelizmente, algumas pessoas doam peças sujas ou em condições inadequadas, como sapatos com pares incompletos, demonstrando descuido.
A logística de triagem e distribuição das doações para as entidades conveniadas é de responsabilidade da Defesa Civil. A Central de Doações, localizada no bairro Praia de Belas, em Porto Alegre, recebe doações ao longo de todo o ano e é onde ocorre o processo de separação das roupas provenientes dos postos de coleta.