Início » Maior produtor de azeite extravirgem do Brasil, RS projeta mais de 500 mil litros para 2023

Maior produtor de azeite extravirgem do Brasil, RS projeta mais de 500 mil litros para 2023

por Grupo Ceres
99 visualizações

Com o crescente interesse da população brasileira em consumir azeite de oliva extravirgem, o estado do Rio Grande do Sul está se preparando para superar a produção de 2022, que foi de 450 mil litros, e alcançar um volume superior a 500 mil litros este ano. O objetivo é manter a liderança nacional no setor, representando 75% da produção no Brasil, seguido por Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e Paraná.

Aproximadamente 100 milhões de litros de azeite de oliva extravirgem têm sido utilizados nas cozinhas dos brasileiros a cada ano. Esse cenário coloca o Brasil como o segundo maior consumidor mundial do produto, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, que consomem 300 milhões de litros.

Em 2017, o Rio Grande do Sul contava com 17 marcas de azeite, número que aumentou para 80 atualmente. Hoje, o estado possui 17 indústrias em operação, com planos de abrir cinco novas fábricas até o final do ano. Esse movimento tem impacto na geração de empregos, com a criação de aproximadamente mil postos temporários durante a safra anual, que ocorre de fevereiro a abril, tanto na indústria quanto no campo.

O investimento na capacidade de produção é um fator que contribuirá para o crescimento do setor. Em 2002, havia apenas um município produtor de azeite de oliva no estado, Caçapava do Sul. Esse número aumentou para 56 municípios em 2017 e chegou a 110 no ano passado. Quanto aos produtores de azeitonas, em 2002 eram apenas seis; em 2017, chegaram a 145; e em 2022, o número ultrapassou 300 produtores.

Programa governamental incentiva indústria de azeite de oliva

O governo estadual está concedendo incentivos fiscais para impulsionar a indústria do azeite de oliva. Através do Fundo Operação Empresa do Estado do Rio Grande do Sul (Fundopem), que não fornece recursos financeiros às empresas, mas apoia por meio do financiamento parcial do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incremental devido gerado a partir de suas operações, é possível instalar empresas com desconto fiscal, de acordo com as regulamentações do programa. O Departamento de Economia e Estatística da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedec) é responsável por esse programa.

Duas indústrias de azeite de oliva do estado foram beneficiadas pelo Fundopem. A Fazenda Serra dos Tapes, localizada em Canguçu, teve seu projeto aprovado em 2022, recebendo um benefício de R$ 2,6 milhões que já pode ser utilizado através da redução do ICMS. Investindo em olivais desde 2016, o proprietário Jerônimo Santos decidiu estabelecer sua própria indústria em 2020. Atualmente, ele abastece o mercado interno, tendo como principais clientes São Paulo e Rio Grande do Sul.

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade