O Conselho Municipal Agropecuário de Não-Me-Toque realizou uma reunião na última quinta-feira (4) para discutir questões importantes para a cidade. O engenheiro agrônomo da Emater, Vinicius Toso, falou sobre os temas abordados na reunião.
O abatedouro municipal foi um dos assuntos discutidos. Segundo Toso, o conselho questionou a administração pública sobre o andamento das tratativas para devolução do patrimônio do Incra à prefeitura. Embora o município tenha enviado uma solicitação de devolução, o Incra não se manifestou a respeito. O conselho solicitou à prefeitura que tome providências em relação à conservação dos arredores do prédio.
A safra de verão também foi pauta da reunião. Toso apresentou os números finais da safra, que registraram prejuízo de R$ 84,5 milhões, ou seja, 32% a menos do que o projetado inicialmente. A produção de milho ficou em 80 sacas por hectare, enquanto a atividade leiteira também registrou perdas.
Outro assunto debatido foi o projeto Avançar Açudes. Dos 12 projetos apresentados para o município, sete foram aprovados, três reprovados e dois produtores desistiram. O engenheiro agrônomo afirmou que os sete projetos aprovados agora terão a documentação analisada pelo estado para, então, serem executados pela prefeitura.
Além disso o conselho, juntamente com o Sindicato Rural e a Prefeitura Municipal, convidou agricultores e técnicos do município para participarem do Apsul América. Por fim, o valor do Imposto Territorial Rural (ITR) foi atualizado pela prefeitura. Conforme o engenheiro agrônomo, os novos valores podem ser consultados no site da prefeitura.