A Prefeitura de Não-Me-Toque, em parceria com a Secretaria de Obras e o setor das endemias, está realizando mais uma ação para eliminar o mosquito da dengue através do Fumacê. O objetivo é combater o inseto e reduzir os casos ativos da doença no município.
Renata Kraemmer, enfermeira responsável pelo setor das endemias, destacou a importância da parceria com a Secretaria de Obras para a aplicação do inseticida. “A secretaria de obras é uma parceira pra a aplicação desse inseticida, é mais uma ação que a prefeitura está fazendo pra gente tentar eliminar o inseto vivo”, disse.
A orientação é que a aplicação do Fumacê aconteça em cinco ciclos para garantir a eliminação do mosquito. Até o momento, foram realizados quatro ciclos no bairro Martini, três no bairro Santo Antônio e três no Centro. Além disso, o Fumacê também foi aplicado no bairro Jardim, e Boa Vista.
Segundo a Secretaria de Obras, a partir de agora é esperado que haja uma redução dos casos ativos da dengue no município.
O inseticida aplicado nas bocas de lobo é autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e é seguro para os moradores. No entanto, é importante que a população não esteja em contato direto com o produto no momento da aplicação, como explicou Matheus Barbosa, responsável pelo trabalho na Secretaria de Obras. “A morte do inseto ocorre entre 24h e 96h após a aplicação do inseticida”, frisou.
Renata Kraemmer alertou que a resistência do mosquito da dengue ao inverno vem aumentando a cada ano. “O mosquito e a larva evoluem, criando uma resistência ao frio. A larva pode ficar em um recipiente por até 365 dias e, quando encontra um ambiente propício, como água e calor, eclode a larva”, explicou a enfermeira.
Com o objetivo de evitar a proliferação do mosquito, é importante que a população mantenha os cuidados em suas residências, fazendo a higiene das caixas de água, não deixando água parada em recipientes e mantendo as calhas limpas.