O município de Lagoa dos Três Cantos está promovendo sua campanha anual de vacinação contra a gripe. Com o intuito de imunizar toda a população e reduzir a propagação do vírus na região, a Secretaria de Saúde adquiriu as vacinas necessárias para atender a faixa etária que não é contemplada pela campanha nacional de vacinação.
A enfermeira, Bruna Lawal, explica que neste ano a campanha busca vacinar 480 pessoas de 60 anos ou mais até o fim da campanha, além da vacinação da população geral o que garante a proteção da população local contra a gripe e suas complicações. “Todas essas pessoas que não ganham pelo Ministério, acabam ganhando pelo município Então a gente vai organizar como vai ser a maneira de aplicação dias enfim e aí a gente vai estar entrando em contato para as pessoas poderem vir até a unidade”, explica.
A campanha de vacinação contra a gripe tem como público-alvo crianças entre 6 meses e menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, profissionais da saúde, idosos com 60 anos ou mais, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento, das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos sob medidas socioeducativas e a população privada de liberdade.
De acordo com a enfermeira, o município tem o objetivo de vacinar 90% da população de risco, buscando assim diminuir os riscos de casos graves da doença. “Então, frisando que a vacinação é uma das medidas de mais além contribuir redução viral na população, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco”, explica.
É importante lembrar que a vacinação é fundamental para prevenir complicações da gripe e reduzir os impactos da doença na saúde da população, especialmente em tempos de pandemia. A adesão da população aos grupos prioritários é fundamental para o sucesso da campanha.