Após uma série de casos de falta de água em Não-Me-Toque, a Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento) está trabalhando para melhorar as redes hidráulicas da região. Em entrevista ao grupo Ceres de Comunicação, o gestor responsável Corsan de Não-Me-Toque, Paulo Cervi, explicou um recente episódio de falta de água no bairro Vargas. “A prefeitura estava instalando tubulações na área e acabou atingindo a rede da Corsan durante a escavação. A Corsan prontamente se deslocou ao local para consertar o problema, mas infelizmente, o rompimento se estendeu além do local afetado, exigindo mais reparos”, explica Cervi.
O gestor também abordou a questão da água suja que alguns moradores relataram ter saindo de suas torneiras. Ele explicou que isso se deve aos rompimentos, que podem puxar um pouco de sujeira para a tubulação. No entanto, Cervi ressaltou que a Corsan pode enviar um técnico para fazer a limpeza da água, evitando que os moradores não precisem deixar a torneira aberta com o hidrometro fazendo a contagem.
Outra questão levantada pela reportagem foi a perda de força na água ao sair das torneiras. Cervi explicou que isso ocorre devido ao aumento na demanda de água em alguns momentos de pico, causado pelo crescimento da região. No entanto, ele afirmou que apesae de estar um pouco mais fraca, a força da água ainda está dentro dos parâmetros exigidos por lei.
Para combater a falta de água, a Corsan já está planejando um projeto de construção de uma rede de reforço para as tubulações nas áreas com maior incidência de problemas.