Diferentemente das cidades de Uruguaiana, Pelotas, Santo Ângelo e Santa Maria, que firmaram uma parceria entre a companhia aérea Latam e a empresa de aviação regional Voepass, o aeroporto regional de Passo Fundo Lauro Kurtz não prevê nenhuma conexão direta com Porto Alegre. Atualmente, o aeroporto de Passo Fundo tem voos apenas para São Paulo e Campinas, no estado de São Paulo.
A fim de buscar novas possibilidades de conexões aéreas, a prefeitura de Passo Fundo realizou duas reuniões com as companhias aéreas Gol e Latam. Na ocasião, foi feito um pedido de análise da viabilidade econômica para uma possível conexão direta entre o aeroporto regional de Passo Fundo e a capital gaúcha.
De acordo com um comunicado oficial da Latam, a companhia está avaliando uma rota que saia de Passo Fundo para outras cidades do estado, mas não estipulou uma data para a implementação da mesma. A empresa enfatizou que seu foco é realizar um crescimento sustentável de suas operações no Brasil e que irá monitorar de perto a demanda local após ter inaugurado a rota entre São Paulo/Guarulhos e Passo Fundo no último mês de março. Com base nas análises de demanda, a Latam considerará futuramente a necessidade de outras rotas para a cidade.
Por outro lado, a Gol informou que atualmente não há previsão para operar uma rota direta entre Passo Fundo, que é uma de suas bases mais importantes no Rio Grande do Sul, e a capital Porto Alegre. A empresa destacou que seu objetivo é conectar destinos regionais aos hubs da Gol, que são São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Belo Horizonte, e não necessariamente às capitais dos estados.