Início » Dia Mundial da Síndrome de Down debate sobre conscientização

Dia Mundial da Síndrome de Down debate sobre conscientização

por Grupo Ceres
83 visualizações
Com o objetivo de conscientizar e de quebrar o estigma social a respeito dessa condição genética, a data foi escolhida internacionalmente para tratar da temática faz referência à falha genética no par 21 de cromossomos, que no caso das pessoas com a síndrome, aparece com três exemplares – conhecida como trissomia –, por isso 21/03. A Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece a data desde 2012.
Atualmente a Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD) estima que um em cada 700 nascimentos no Brasil é um caso de trissomia 21, totalizando cerca de 300 mil pessoas no país. Ainda segundo dados do Ministério da Saúde, entre os casos notificados de 2020 a 2021, a prevalência geral da doença no país foi de 4,16 por 10 mil nascidos vivos.

Em Não-Me-Toque a APAE faz um trabalho excepcional com essas crianças. A professora Mirceia Kellermann, diretora da APAE destaca que essa é uma data de conscientização da síndrome e não uma data de comemoração, mas de debater e falar sobre a condição abertamente para conhecimento de todos.

Na APAE hoje há 13 crianças com síndrome de Down onde as idades variam de 2 anos e 6 meses à 51 anos de idade, a gente chama criança pois o raciocínio lógico é de uma criança. Dessas crianças, oito frequentam a APAE em turno integral. “Eles tem uma condição de vida e uma expectativa muito maior do que lá atrás, o que é importante para o portador da síndrome é o cuidado com os problemas cardíacos, essa condição precisa ser cuidada durante toda a vida, pois aquele que não nasceu com algum problema no coração pode vir a desenvolver durante a vida,” explica a professora.
Ouça e entrevista:

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade