Os números do balanço do último ano foram apresentados em assembleia geral ordinária nesta quarta-feira, 1°/3, no Parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque. Mesmo com os desafios enfrentados em 2022, especialmente a quebra da safra de verão, o faturamento foi recorde: R$ 5,83 bilhões. As sobras à disposição dos associados também são as maiores da história: R$ 26,1 milhões.
A distribuição integral das sobras aos mais de 17 mil associados da cooperativa, aprovada na assembleia, é importante nesse momento em que mais uma vez as lavouras de soja e milho estão sofrendo com a falta de chuvas. “Os bons resultados são fruto da fidelização do quadro social, da competência dos nossos colaboradores e do trabalho sério dos nossos conselhos e lideranças”, justificou o presidente da Cotrijal, Nei César Manica.
Dentre as principais metas concretizadas, o presidente destacou a incorporação da cooperativa de Soledade, que ampliou o quadro social de 8 mil para 17 mil associados e a área de atuação de 35 para 53 municípios. Durante o ano, também ocorreram investimentos em novos negócios, tecnologias, treinamentos e oportunidades de conhecimento para os associados e programas sociais, além de melhorias nas unidades.
“Avançamos muito, mas entendemos que há oportunidades de buscar resultados melhores para o produtor e a cooperativa, sempre visando o crescimento sustentável, que somente é possível mediante esse trabalho conjunto”, finalizou.
Cooperativa e produtor fortalecidos
A assembleia teve a participação dos delegados eleitos para representar os associados e apresentar as decisões das assembleias de núcleo. Entre 23 e 28 de fevereiro, foram realizadas oito assembleias de núcleo, nas oito regionais da Cotrijal, com a participação de mais de 3 mil produtores.
“A cooperativa somente é forte se tiver associados fortes”, afirmou o vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder, comemorando a ampla participação das famílias nas assembleias de núcleo. “Todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano é focado no nosso associado”.
Para Ubirajara dos Santos, líder/delegado de Pantano Grande, a cooperativa chegou na região, em setembro de 2021, para trazer desenvolvimento. “Aos poucos, os produtores vão conhecendo melhor o trabalho e se sentindo seguros para se juntar ao cooperativismo”, disse, satisfeito com os números apresentados pela direção.
Cooperativista de bastante tempo, Jerônimo Danieli comemora os resultados do balanço e o apoio que tem recebido desde o início da atuação da Cotrijal em Vila Maria e região, em março de 2022. “Me sinto honrado de ser sócio de uma cooperativa que traz segurança para o produtor”, elogia o associado, que é líder/delegado pelo município.
Eleições
Durante a assembleia também foram eleitos os associados para compor o Conselho Fiscal: titulares – Luiz Carlos Schuster, Fabricio Zatt e Leonardo Dal Moro; suplentes – Leori Antônio Dessoy, Jonas Francisco Roesler e Gunter Lori Barth.
Fonte: Assessoria de Imprensa e Marketing da Cotrijal