A tradicional Romaria de Nossa Senhora Consoladora acontece no próximo fim de semana, dias 25 e 26/02, em Ibiaçá. Até lá, milhares de devotos devem passar pelo Santuário e participar das celebrações, que ocorrem diariamente em diversos horários.
Os próximos dias costumam ser marcados pelo aumento gradativo de pessoas circulando pela cidade. Com o início da novena diária, ainda na última sexta-feira (17), os horários destinados às missas da noite, às 19h30, costumam ser os de maior participação dos devotos.
Nos próximos dias, também é mais frequente a presença de romeiros caminhando pela ERS-467, nos trechos que ligam Ibiaçá a Tapejara e ao Trevo das Três Porteiras, no entroncamento com a ERS-126. Os devotos vêm a Ibiaçá a pé, geralmente com a intenção de cumprir alguma promessa, fazer pedidos, ou ainda para seguir uma tradição que há anos se repete. Além da rodovia, a estrada antiga que liga Ibiaçá a Sananduva também é uma opção utilizada pelos romeiros.
Nas ruas da cidade, o cenário também já começa a mudar. É nítido o fluxo mais intenso de pessoas e os primeiros vendedores ambulantes já começaram a chegar para o camelódromo. A Quadra da Mata, tradicional local de acampamento para a Romaria, já possui famílias instaladas para participar das celebrações.
Neste ano, as celebrações da novena acontecem em três horários: às 06h30 e 14h30, no interior do Santuário; e às 19h30, no Altar Campal. No próximo sábado, as celebrações já começam às 7 horas e serão realizadas a cada duas horas, aproximadamente, todas no Altar Campal. À noite, às 19h30, ocorre a missa principal com procissão luminosa. No domingo, também haverá missas campais ao longo de todo o dia, com início às 06 horas. O encerramento da Romaria acontece às 14h30, com a bênção final do Santíssimo.
Nesta edição, a Romaria acontece sob o tema “Com a Mãe Consoladora no caminho de uma Igreja sinodal”.
Fonte: Rádio Tapejara.