O Hemopasso e o Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo sinalizaram a normalização das doações de sangue considerando os primeiros 15 dias de 2023. Mesmo após as festas de final de ano e o período de férias em andamento, não houve registro de baixa crítica nos estoques. O Hospital São Vicente apontou o crescimento de 13,5% nas doações comparado ao mesmo período do ano de 2022.
Entre janeiro e fevereiro a demanda por hemocomponentes, sangue e plasma, aumenta no sentido contrário ao número de doações.
No Hemocentro Regional de Passo Fundo, o Hemopasso, a redução significativa de doadores de sangue aconteceu na primeira semana de 2023, enquanto na Hemoterapia do HSVP os 15 dias que antecederam as festas de final de ano foram os mais graves, com a queda de 50% no número de coletas.
Mesmo com esse cenário em perspectiva, o Hemopasso e o serviço do HSVP afirmam que os estoques não foram impactados nas últimas semanas. Isso, muito relacionado às campanhas de captação de doadores realizadas antes das férias.
Fonte: O Nacional.