O mundo chegou à marca de 8 bilhões de habitantes nesta terça-feira, 15, segundo o site de estatística Worldometer. O número foi alcançado cerca de 11 anos depois do planeta chegar a 7 bilhões de pessoas, em 31 de outubro de 2011, de acordo com a Organização das Nações Unidas – ONU. O site Worldometer também mostrou que 116,7 milhões de pessoas nasceram desde 1º de janeiro de 2022 até hoje.
Devido ao recorde populacional, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, publicou um artigo de opinião sobre o número alcançado em que atribui a marca aos avanços científicos e melhoria na área da alimentação.
A saúde pública e saneamento básico também são pontos que contribuíram para o crescimento populacional, segundo o secretário-geral. Apesar disso, os riscos trazidos pela desigualdade social também foram ressaltados no texto. Ele diz que o planeta tem “um número recorde de pessoas à procura de oportunidades”.
O Departamento do Censo dos Estados Unidos, atualizado em julho de 2022, mostra que a China é o país mais populoso do mundo, com 1,4 bilhão de habitantes. A Índia aparece em segundo lugar, com 1,3 bilhão. Os dois países somam 25% da população mundial.
Já o Brasil possui 217 milhões de habitantes, e está em sétimo lugar na lista dos mais populosos, sendo o mais habitado de toda a América do Sul.
Fonte: Terra