Início » RS tem 232 casos confirmados de varíola dos macacos; Ministério da Saúde recebeu vacinas para estudo

RS tem 232 casos confirmados de varíola dos macacos; Ministério da Saúde recebeu vacinas para estudo

por Grupo Ceres
64 visualizações

Boletim do Centro Estadual de Vigilância em Saúde divulgado nesta sexta-feira (7) mostra outros 163 casos suspeitos da doença em investigação. Casos estão distribuídos em 36 municípios.

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde confirmou nesta sexta-feira (7) um total de 232 casos de varíola dos macacos no Rio Grande do Sul. A primeira pessoa com o vírus foi identificada no estado em 12 de junho. O relatório mostra ainda 163 casos suspeitos de monkeypox em investigação.

Porto Alegre é o município que soma o maior número de casos identificados, com um total de 133, seguido por Canoas, com 20. Os casos estão distribuídos em 36 municípios gaúchos (veja a lista abaixo).

Anvisa aprova registro de primeiro teste para diagnóstico da doença no Brasil
Sintomas da varíola dos macacos: da ‘afta’ que não é afta até uma rara necrose no nariz

Em 18 de agosto, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) confirmou a transmissão comunitária da monkeypox no estado. Essa condição é estabelecida quando não é possível identificar a origem da infecção. Porto Alegre já havia declarado esse tipo de transmissão da doença no dia 12 de agosto.

Vacina

O Brasil recebeu na terça-feira (4) o primeiro de lote de vacinas contra a varíola dos macacos com 9,8 mil doses. Ao todo, segundo o Ministério da Saúde, foram compradas cerca de 50 mil doses via fundo da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Os próximos lotes estão previstos para serem entregues até o fim do ano.

Os imunizantes serão utilizados para estudos, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). As vacinas já são usadas atualmente contra a varíola humana ou varíola comum. A pesquisa, que será financiada pelo Ministério da Saúde, coordenada pela Fiocruz e apoiada pela OMS, busca gerar evidências sobre efetividade, imunogenicidade e segurança da vacina contra a varíola dos macacos.

A população-alvo do estudo será formada por pessoas mais afetadas e com maior risco para a doença. O Ministério da Saúde informou que segue em tratativas para aquisição de novas doses.

Casos de varíola dos macacos por cidade:

Alvorada: 3
Arroio do Meio: 1
Cachoeirinha: 1
Campinas do Sul : 1
Campo Bom: 3
Canoas: 20
Carlos Barbosa: 1
Caxias do Sul: 4
Eldorado do Sul: 2
Estância Velha: 2
Esteio: 1
Farroupilha: 1
Garibaldi: 3
Gramado: 3
Igrejinha: 3
Ijuí: 1
Ivoti: 1
Lajeado: 2
Marau: 1
Monte Belo do Sul: 1
Morro Reuter: 1
Nova Petrópolis: 1
Novo Hamburgo: 13
Parobé: 1
Passo Fundo: 1
Pelotas: 1
Porto Alegre: 133
Rio Grande: 1
Santa Maria: 1
Santo Ângelo: 1
São Leopoldo: 3
São Marcos: 1
Sapiranga: 2
Sapucaia do Sul: 1
Uruguaiana: 2
Viamão: 13

Fonte: G1

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade