O programa Bom Dia Amigos com Gilson Trennepohl deste sábado, dia 10, recebeu quatro trabalhadores da empresa Stara que são naturais de outros países. Eles e tantos outros, saem de seu país de origem e vem para o Brasil para buscar melhores condições de vida para a sua família.
Os convidados foram o casal Ronald Jose Velasquez Martinez e Duglimar Del Carmen Gomez Liebano, da Venezuela, Braima Ture de Guiné Bissau e Pablo Villanueva de Cuba.
Os quatro participantes contaram as dificuldades enfrentadas em seus países e como estão satisfeitos e impressionados em trabalhar no município de Não-Me-Toque.
O bissau-guineense Braima está há anos fora de seu país, trabalha na Stara e manda parte do seu salário para a família na África. Recentemente, cerca de três semanas atrás, a sua esposa conseguiu vir para o Brasil.
Já o cubano Pablo, morou em Roraima, Ceará e agora está no Rio Grande do Sul. Formado em Agronomia no seu país, veio para o Brasil devido a falta de liberdade imposta pelos governantes. Há filas no supermercados para comprar os itens básicos e restrição nos meios de comunicação. Além dele, a maioria dos outros familiares também saíram de Cuba.
O casal venezuelano saiu do país e primeiramente foi para a Colombia. Eles estão desde janeiro deste ano no Brasil. No seu país de origem, há poucas expectativas para um jovem, pois os salários das profissões são muito baixos. Duglimar exemplifica que na Venezuela um engenheiro ganha no máximo R$ 400 por mês, enquanto que a cesta básica passa de R$ 2 mil.
O programa completo pode ser ouvido em: https://www.facebook.com/cerespositiva/videos/1921696544690471