Início » Zero Amassamento, mais uma tecnologia Stara da Agricultura de Precisão

Zero Amassamento, mais uma tecnologia Stara da Agricultura de Precisão

por Grupo Ceres
128 visualizações

Pioneira na Agricultura de Precisão no Brasil, a Stara está sempre desenvolvendo tecnologias para o agricultor aumentar a produtividade, economizando. Uma delas é o Zero Amassamento que realiza o desli­gamento automático das linhas de plantio no lugar que acontecerá o tráfego de pul­verizadores e distribuidores autoprope­lidos. Essa tecnologia, exclusiva da Stara, gera uma economia de até 4% de sementes, dependendo da largura do rastro a ser configurado e da largura de aplicação.

Saiba mais sobre o Zero Amassamento:

Pré-requisitos e funcionamentos

O Zero Amassamento está disponível para qualquer plantadeira da Stara que possua Sistema de Desligamento Linha a Linha e Topper 5500, possibilitando ao agricultor que já possui uma plantadeira Stara atualizar a sua máquina. Esse é um processo realizado totalmente por software dentro do Topper 5500, ou seja, sem interferência mecânica na máquina e sem a necessidade de instalar um novo componente na plantadeira, somente atualizando a versão do Topper 5500 e realizando uma nova calibração.

O Zero Amassamento funciona da se­guinte forma: a plantadeira irá desligar a linha de sementes no local exato de trá­fego do pulverizador e/ou do distribuidor. Para isso acontecer, as linhas AB retas po­dem ser importadas do autopropelido por meio de pen drive, copiadas do ponto A e do ponto B de outro controlador, ou sim­plesmente criando novas linhas no próprio Topper da plantadeira, sem a necessidade de utilizar mapas de aplicação.

Lembrando que as linhas a serem cria­das para o desligamento no rastro do Zero Amassamento devem ser AB retas. Para a linha do plantio, a tecnologia irá funcionar sendo AB retas ou AB curvas, ou seja, in­depende do sentido em que será feito o plantio.

Além disso, é obrigatória uma borda­dura da área, sendo realizada pelo menos uma vez. A partir disso, os autopropelidos seguem os rastros criados no momento do plantio, que são de fácil visualização para o operador que irá realizar as aplica­ções pós-emergentes.

Para o bom funcionamento do Zero Amassamento é obrigatório o uso de si­nais de correção GPS de boa qualidade (com variação máxima de 4 cm) ou até mesmo sinais com correção RTK, para ga­rantir a precisão de repetibilidade dos ras­tros. Também é necessário o trator possuir piloto automático para a equidistância en­tre uma passada e outra.

 

Calibrações

Ao adquirir o Zero Amassamento, o técnico responsável irá atualizar a ver­são do Topper 5500, realizar a liberação do controlador e a posterior calibração do equipamento para iniciar o plantio. As principais calibrações na máquina se referem as medidas a serem aferidas em função do Sistema de Desligamento Linha a Linha, além das passadas com o conjunto para verificar se o piloto auto­mático do trator está tendo uma equi­distância aceitável entre uma passada e outra.

O setup de configurações do Zero Amassamento fica dentro de: Menu > Talhão > Bordadura base > Zero Amassa­mento, no Topper 5500, sendo editáveis: Linha AB de aplicação (selecionar), largu­ra da bitola do autopropelido (metros), a largura do rastro do autopropelido (que varia de 0,45 a 1,5 m), largura da faixa de aplicação do autopropelido (metros), li­mite da bordadura (metros) ou de passa­das de bordadura (número de passadas do autopropelido).

Benefícios do Zero Amassamento

Um dos principais benefícios dessa tecnologia é a economia média de até 4% de sementes, dependendo da largura de aplicação do pulverizador ou do distribui­dor de sólidos e da largura dos rastros dos rodados, variando de cultura para cultura, do tipo de terreno e também de acordo com a preferência do proprietário.

Em média, se utiliza 0,55 m para a cultu­ra da soja e 0,70 m para a cultura do milho, ou seja, a arquitetura da planta também interfere muito para não ter amassamento na cultura. Assim, uma plantadeira Stara com o Sistema de Desligamento Linha a Linha, que economiza em média 5,03% de sementes nas áreas de bordadura, somada à tecnologia do Zero Amassamento com economia média de 4% pode gerar uma economia total de até 9,03% de sementes.

Para simular os resultados dessas tec­nologias na lavoura, o agricultor pode bai­xar o aplicativo Plantio Stara, disponível para Android e IOS. Nele é possível simu­lar o quanto ele economizará utilizando o Sistema de Desligamento Linha a Linha e o Zero Amassamento, de acordo com as in­formações da sua realidade, além de simu­lar a viabilidade do investimento do Zero Amassamento.

O produtor também pode calcular o coeficiente de variação da operação, ou seja, avaliar a qualidade do plantio de cada talhão nesse mesmo aplicativo.

Fonte: Marketing Stara Brasil.

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade