Início » Divulgados os vencedores do 10º concurso de produtos da agroindústria familiar

Divulgados os vencedores do 10º concurso de produtos da agroindústria familiar

por Grupo Ceres
98 visualizações

Transparece na face de cada um dos expositores o orgulho de participar da 10ª edição do Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar. E, é claro, para os vencedores, a glória. Segundo a organização do concurso, foram mais de 100 inscritos para 33 premiados em 11 categorias. A cerimônia de entrega das medalhas ocorreu no nesta quinta-feira (1º/9), no Pavilhão da Agricultura Familiar que, nos primeiros cinco dias (de sábado a quarta-feira) faturou R$ 3,75 milhões. Os dez anos do concurso coincidem com a celebração da primeira década de política pública do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF).

“O PEAF é de extrema importância para legalização destes empreendimentos que aqui estão tanto na questão tributária quanto ambiental e sanitária. Permite a valorização e a agregação de valor aos produtos da agricultura familiar, além de disponibilizar a eles (produtores) estar aqui no Pavilhão da Expointer”, explica a diretora do Departamento de Agricultura Familiar e Agroindústria (DAFA), da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Bruna Fogiato.

Da região Sul Estado, de Turuçu, vem a agroindústria mais antiga inscrita no PEAF (desde 2008), a Sabor da Colônia, que está expondo no pavilhão e recebeu medalha em homenagem à trajetória. “Pra nós é um grande reconhecimento do trabalho, mesmo que a gente ainda não tenha premiações no concurso. A gente trouxe produtos à base de pimenta: geleias, molhos, conservas”, se orgulha Vera Tuchtenhagen, 35 anos.

Junto à esposa, Luis Antônio Zanchetta, 69 anos, da Mel da Longevidade, de Veranópolis, se emocionou com o primeiro lugar na categoria de mel. “É a realização de mostrar a realidade rural da nossa cidade. Pra gente da colônia é muito bom participar deste concurso”, celebra Zanchetta.

Tricampeões na categoria salame tipo italiano, o casal Andressa e Edgar Fioresi, acompanhados da pequena Cecília, exalta o trabalho familiar da Embutidos Fioresi, de Tupanciretã. “Muito gratificante! Mas esse prêmio não é só nosso. É uma família inteira que trabalha pra esse resultado”, vibra Andressa. O marido dela acrescenta: “Trabalhamos para que o produto seja bom e com qualidade. E sempre queremos melhorar. Agora, a expectativa é de vender mais ainda”, aposta Fioresi.

“É um prêmio merecido para a cooperativa. Há um longo tempo estamos desenvolvendo (estes produtos) até chegar aqui. Este prêmio representa todos os agricultores, todas as famílias da cooperativa Sul Leite”, festeja a gerente comercial Dulce Bueno.

Fazendo uma sucessão familiar, a enóloga Alana Foresti, 27 anos, está exultante com o prêmio recebido pela Vinhos Foresti, de Pinto Bandeira, na categoria vinho tinto de mesa seco. “É a nossa primeira Expointer e ganhar o primeiro lugar já nessa estreia é uma felicidade imensa”, se comove Alana. “Estou sempre em busca do conhecimento. Atualmente, faço mestrado em enologia. Tudo é importante pra agregar valor ao nosso produto”, complementa a enóloga.

Fonte: Governo do RS.

Publicações Relacionadas

Receba nosso Informativo

Informação de Contato
656415
© 2023 - Grupo Ceres de Comunicação - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade